Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

01 de dezembro, 2023

Por que não caímos da cama?

Por que não caímos da cama?

Cama de solteiro, de casal, queen, king, o sofá… Já parou para pensar que não importa o lugar que você dorme e nem o tamanho, é muito difícil acordar direto no chão? Melhor ainda! É muito raro cair da cama. Afinal, já pensou se todas as noites a gente despencasse dela? Que problema seria, não é?!

E por que isso acontece? Se estamos dormindo, então teoricamente perdemos a noção do mundo ao nosso redor. A verdade é que isso não acontece. Mesmo pegando no sono, nosso corpo tem noção dos limites ao redor. Você vai entender mais sobre este assunto neste post. 

+ Leia Mais: Como o sono influencia a acne 

O que acontece quando dormimos?

Não é porque dormimos que o corpo para de trabalhar. Na verdade, uma série de processos acontecem durante o sono. Tá certo que desaceleramos e nossos movimentos ficam restritos, mas nosso organismo não para. Por exemplo:

  • Nosso globo ocular continua se movimentando. Isso acontece especificamente no Sono REM. Inclusive a sigla REM significa “rapid eye movement” ou “movimento rápido dos olhos”.
  • Produzimos substâncias como anticorpos e citocinas que são fundamentais na proteção contra infecções por vírus e bactérias. É um reforço da imunidade. Pessoas que dormem pouco têm quatro vezes mais chances de pegar um resfriado comum.
  • Liberamos gases. Pode não parecer agradável, mas acontece com todo mundo. O relaxamento muscular noturno faz o esfíncter relaxar o suficiente para que soltemos gases sem nem perceber.

E o equilíbrio que nos impede de cair da cama?

Mas se a gente se move, senta e até mesmo fala dormindo, por que não nos arrebentamos inteiros no chão? O corpo também mantém a noção de espaço que evita nossa queda de onde quer que estivermos dormindo. É como um “sexto sentido” que os cientistas chamam de propriocepção.  

Se você fechar os olhos e decidir tocar alguma parte do seu corpo, provavelmente você tocará essa parte sem nenhuma dificuldade. Essa é a propriocepção em ação. Ela é basicamente a noção que temos do nosso corpo no espaço e que nos impede de cair da cama. E a propriocepção está ativa quando dormimos.

Conhecendo a propriocepção

Esse “sexto sentido” que nos impede de cair da cama já é estudado há muito tempo pelos cientistas. Uma reportagem do portal de notícias BBC explica que os primeiros estudos sobre a propriocepção foram realizados no século 19. Os cientistas eram grandes nomes da neurociência. 

O funcionamento desse “sexto sentido” acontece graças a sinais neurofisiológicos responsáveis por informar o cérebro sobre o comprimento e alongamento dos músculos, a rotação articular, as alterações locais e a flexão da pele. É por conta da propriocepção que ficamos conscientes do nosso equilíbrio e postura.

Mas atenção! A propriocepção vai amadurecendo no decorrer da vida. É por este motivo que as crianças tendem a cair da cama. A propriocepção não funciona tão bem nessa fase da vida. 

+ Leia Mais: Sono e câncer: qual a relação

A mensagem do cérebro que nos impede de cair da cama

Existe também um momento bem particular do sono durante o qual ficamos parados. É durante o sono REM, a quarta fase de um ciclo do sono. É nela que temos os sonhos mais vívidos. 

Para que a gente não atue o que vemos nos nossos sonhos (já imaginou começar a lutar ou fugir enquanto dorme?), o cérebro envia uma mensagem para o corpo ordenando que ele não se mexa. Essa ordem impede que a gente caia da cama ou até mesmo se levante.

Que alívio, não é mesmo? Já imaginou acordar todos os dias dando de cara com o chão? Ou até mesmo ter o sono interrompido durante a madrugada por conta de uma queda? Seria um verdadeiro pesadelo se tornando realidade.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email