Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

23 de maio, 2023

Por que esqueço os meus sonhos?

Por que esqueço os meus sonhos?

“Sonhei com você, mas não lembro exatamente o que acontecia.” É bem provável que alguém já tenha dito essa frase para você. E não é porque a pessoa queira esconder o que sonhou, pois é normal esquecer os sonhos. Além disso, aquela “forçada” na memória para tentar lembrar é bem chata, né!?  

Mas por que não conseguimos lembrar dos sonhos? Alguns causam sensações tão gostosas que gostaríamos de guardar para sempre na memória. E é ela, a memória, a chave para começarmos a entender porque esquecemos os sonhos.

+ Leia Mais: Banho quente: por que ele deve fazer parte da sua rotina para dormir?

É normal esquecer os sonhos

Durante o sono poderíamos dizer que também “dormem” os processos que nos permitem criar memórias de longo prazo. Enquanto estamos no mundo onírico, o córtex pré-frontal e outras áreas-chave para a memória de longo prazo diminuem seus níveis de atividade elétrica. 

Quando dormimos acontece também a queda de norepinefrina, um neurotransmissor importante para a memória. Outro fator que nos faz esquecer os sonhos é a hora que acordamos. Se despertamos depois que um sonho acaba, não vamos lembrar dele.

Esquecer os sonhos é uma escolha do cérebro 

A maior parte dos sonhos acontece na fase REM do sono, que geralmente atingimos uns 90 minutos depois de dormir. Nessa fase, além de sonharmos mais, o corpo passa a: 

  • Acelerar a atividade cerebral, que passava por uma diminuição gradativa de ritmo nas  outras fases;
  • Respirar de forma mais errática e irregular.

Em uma pesquisa feita com camundongos, cientistas japoneses e americanos descobriram que o sono REM também seria um momento no qual o cérebro esquece informações de forma ativa. Ou seja: ele escolhe esquecer! Os resultados aos quais os cientistas chegaram sugerem que neurônios encontrados no fundo do cérebro são os responsáveis pelo esquecimento durante o sono.

E essa seleção do que é esquecido não se aplica apenas aos sonhos. Esses neurônios fariam uma limpeza na nossa cabeça para evitar o excesso de informação.

Como não esquecer os sonhos

Pode ser que não funcionem sempre, mas existem algumas dicas para não esquecer os sonhos. Se você quer recordar suas aventuras enquanto dormia, faça o seguinte:

  • Quando estiver adormecendo, lembre-se de que quer lembrar de seus sonhos. Esse deve ser seu último pensamento antes de dormir;
     
  • Coloque ao lado da sua cama um bloco de notas e uma caneta. Quando acordar, tente não se distrair com outras coisas e escreva o sonho. Mesmo que você ache que tenha esquecido, reserve um minutinho para perceber se tem alguma imagem ou sentimento que possa descrever. Um sonho inteiro pode voltar à sua memória.

+ Leia Mais: Quando a soneca das crianças durante o dia deve parar?

Por que esquecer os sonhos é mais fácil para algumas pessoas?

Acaso, biologia, posição de dormir e conteúdo são os quatro fatores responsáveis por nos fazer lembrar ou esquecer os sonhos. Em relação ao acaso é como falamos acima: se despertamos depois que um sono acaba, vai ser difícil lembrar, mas se acordamos assim que ele acaba, fica mais fácil recordar seu conteúdo.

Biologicamente falando pode-se dizer que algumas pessoas têm uma maior predisposição a lembrar dos sonhos do que outras. Cientistas franceses descobriram que quem se lembra dos sonhos com mais frequência apresenta um funcionamento mais alto e espontâneo das regiões cerebrais do córtex medial pré-frontal e da junção temporal parietal. 

Pessoas com mais capacidade de recordar sonhos são mais sensíveis a estímulos sonoros noturnos que aquelas que esquecem mais. O primeiro grupo também tem a característica de despertar mais durante a noite, fazendo com que o cérebro fixe essa lembrança. 

Para quem deseja ter mais chances de lembrar dos sonhos, tem uma posição para dormir que deve ser evitada, pois ela não vai ajudar muito. Uma pesquisa realizada por cientistas de Hong Kong descobriu que quem dorme de barriga para cima costuma esquecer mais os sonhos e ter pesadelos com mais frequência. 

Por fim, em relação ao conteúdo, pesquisas mostram que quanto mais o sonho é confuso, mais difícil será recordar dele. A idade é um último fator que  pode afetar a lembrança de um sonho.

Boa noite e bons sonhos!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email