Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
22 de maio, 2023
As pessoas chegam em casa à noite depois de um dia de trabalho e pensam em tomar banho antes de dormir para não levar a sujeira da rua para a cama. Só que os benefícios de ir para debaixo do chuveiro antes de dormir e descansar vão além da preocupação com a sujeira do corpo. Tomar um banho quente ou morno antes de deitar ajuda a melhorar a qualidade do sono.
Quem acompanha o Persono sabe que por aqui sugerimos hábitos que as pessoas podem adotar para dormir melhor, criando assim uma rotina de higiene do sono. Outros exemplos de hábitos são tomar uma xícara chá ou fazer a leitura de um livro. Neste post vamos falar especificamente do banho quente ou morno e por qual motivo ele é bom para o sono.
+ Leia Mais: Como acompanhar seu sono gera melhores hábitos
É normal que ao anoitecer, a temperatura central do nosso corpo diminua cerca de 0,3 °C a 0,6 °C, enquanto a temperatura das mãos e dos pés aumente. Pode parecer contraditório, mas um banho quente ajuda nessa termorregulação, o que impacta consequentemente na melhora do sono.
Perceba que é um processo diferente do resultado que acontece no corpo após a prática de exercícios físicos intensos. Enquanto o banho quente ou morno ajuda a melhorar o processo de esfriamento do corpo e aumentar o calor nas mãos e nos pés (fenômeno que o próprio corpo já faz naturalmente perto da hora de dormir), atividades de alta intensidade acabam aumentando a temperatura corporal como um todo. Para que ela volte ao normal, é necessário esperar em torno de duas horas.
É por este motivo que o ideal é realizar exercícios físicos de baixa intensidade, como yoga, alongamento e caminhada. São atividades que inclusive ajudam a liberar substâncias relaxantes e induzir ao sono.
Diversas pesquisas já analisaram os impactos de um banho quente ou morno no sono. Cientistas norte-americanos fizeram um cruzamento de diversos estudos sobre o tema e concluíram que ir para debaixo do chuveiro com a água entre 40 °C a 42 °C pelo menos 90 minutos antes de ir para a cama melhora a qualidade do sono.
Além desse impacto, o banho morno também diminui o tempo de latência do sono. Os cientistas perceberam que as pessoas dormem 10 minutos mais cedo após passarem pelo chuveiro com a água em uma temperatura um pouco mais elevada.
+ Leia Mais: Diminuir o uso do celular pode melhorar a qualidade do sono
Pesquisas com banho frio tiveram resultados diferentes em relação às propriedades relacionadas ao sono. Um estudo feito por cientistas franceses descobriu que atletas que tomam banho frio após exercícios físicos feitos durante a noite acordam menos durante a noite e aumentam a maior proporção de sono noturno nas três primeiras horas após começar a dormir.
Por outro lado, a água fria tem propriedades estimulantes que podem atrapalhar o sono. Ela pode aumentar os níveis de cortisol. Esse hormônio é responsável por aumentar nossos níveis de alerta e na hora do sono, na verdade, eles geralmente deveriam cair.
Então se você está na dúvida sobre que temperatura escolher para o seu banho antes de dormir, opte pelo banho quente ou morno. As evidências científicas apontam que ele é mais eficiente no que diz respeito à melhora do sono. Caso você tenha dúvidas sobre o efeito da água quente ou morna no corpo, procure um profissional de saúde.
É normal ter dúvidas se a temperatura da água pode afetar, por exemplo, a saúde da pele. O dermatologista é o profissional indicado para que você possa conversar sobre este assunto.
Boa noite e bom banho!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: