Fazer a cama ajuda a dormir melhor?

22 de abril, 2022

Fazer a cama ajuda a dormir melhor?

Dormir melhor muitas vezes não requer grandes ajustes de rotina ou mudanças radicais de estilo de vida. Até porque toda grande mudança deve ser feita pouco a pouco, com paciência, para que ela realmente funcione. Para dormir melhor, às vezes você só precisa fazer a cama.

Aliás, fazer a cama, arrumar a cama… Não importa como você chama. O fato é que chegar no quarto e encontrar os lençóis lisinhos e esticadinhos pode mesmo melhorar a qualidade do sono.

E não é só o Persono que está falando isso não. Tem muita gente que já conhece o poder de uma cama arrumadinha… 

Sim, fazer a cama pode melhorar a qualidade do sono

Se você pedir para algum médico dicas para começar a dormir melhor já hoje, provavelmente as três que ele vai te dar são: não leve o celular para o colchão, crie uma rotina de higiene do sono e lembre-se de fazer a cama ao acordar. 

Uma pesquisa sobre o ambiente do quarto na hora de dormir da americana Sleep Foundation mostrou que 78% das pessoas ficam mais empolgadas para ir para a cama se os lençóis estão “frescos”, o que ajuda a evitar um mal da sociedade moderna, a Procrastinação Vingativa na hora de dormir.

Aliás, 30% dos participantes da pesquisa disseram até que vão dormir mais cedo quando a cama está feita.

E tem mais: as pessoas dizem que dormem mais confortavelmente quando a roupa de cama tem um aroma fresco, o que não necessariamente quer dizer que elas trocam de lençóis todos os dias. A sensação de frescor na cama pode ser reproduzida com aromatizadores de tecido, por exemplo. 

+ Leia Mais: Veja com qual frequência trocar as roupas de cama

Quanto mais arruma a cama, melhor dorme

A mesma pesquisa da Sleep Foundation encontrou uma correlação interessante entre os seus 1500 participantes. As pessoas que afirmaram fazer a cama todos os dias ou quase todos os dias dizem dormir bem todas as noites com mais frequência se comparadas com aquelas que costumam deixar os lençóis bagunçados. 

19 pontos percentuais separam os dois grupos (44% vs. 37%), o que é uma diferença significativa.

Fazer a cama para ter um dia mais produtivo

Como se dormir melhor já não fosse o suficiente, acordar e arrumar a cama pode ter mais um benefício interessante: aumentar a sua produtividade.

Em um discurso de 2014, o autor do livro Make Your Bed: Little Things That Can Change Your Life… and Maybe the World William H. McRaven explicou a teoria:

“(…) Isso (fazer a cama logo pela manhã) te dá um senso de orgulho e te encoraja a completar mais e mais tarefas. No final do dia, essa pequena tarefa finalizada terá se transformado em muitas outras tarefas terminadas.”

Para McRaven, que também é almirante quatro estrelas aposentado da Marinha dos Estados Unidos, ter uma meta cumprida nas primeiras horas do dia é o que uma pessoa precisa para incentivá-la a cumprir todas as demais, replicando a satisfação e o orgulho ao longo do dia.

+ Leia Mais: Conheça mais 7 técnicas de produtividade que funcionam de verdade

Arrumar a cama pode fazer mal à saúde?

Já chegou por aí a história de que, na verdade, arrumar a cama pode ser prejudicial à saúde? Pois é…

Um estudo da Universidade de Kingston, no Reino Unido, alega que isso é especialmente importante para as pessoas que sofrem de rinite e alergias. O motivo para isso: a cama desarrumada poderia ajudar no combate aos ácaros.

Em média, uma cama pode ser morada de até 1,5 milhões de ácaros, que se alimentam de células mortas da pele humana. Para os alérgicos, esses seres podem causar tosse, espirros, coceira e ser gatilho para uma crise de asma, sobretudo nas primeiras horas do dia. Quem sofre com isso, sabe como é…

De acordo com o estudo britânico, durante o dia a cama feita e “fechada” reproduz o ambiente quente e úmido adequado para a reprodução dos ácaros. Já quando desfeita e bagunçada, ela reduz a umidade dos lençóis e colchões, o que faz com que eles desidratem e eventualmente morram. 

Um alerta importante, porém: os pesquisadores avisam que o mesmo efeito de desidratação dos ácaros não deve acontecer em regiões mais úmidas e tropicais do planeta. É o caso do Brasil.

No final, a escolha é sua: fazer ou não fazer a cama, eis a questão. 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Leia também

Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email