Sono e saúde: veja com qual frequência trocar as roupas de cama

14 de setembro, 2021

Sono e saúde: veja com qual frequência trocar as roupas de cama

Roupas de cama são lindas e confortáveis. Elas ajudam a expressar nossa personalidade dentro do quarto e a dormir com mais aconchego, mas vão muito além disso. Você passa no mínimo 7 horas dormindo todas as noites. Nesse tempo, sua pele e vias respiratórias estão em contato direto com as roupas de cama, o que faz delas agentes importantes na manutenção do seu bem-estar.

Por que trocar as roupas de cama com frequência?

Sabe quando você deita em um tapete e começa a espirrar? Ou quando sente coceira na pele ao passar um longo dia com a mesma roupa? Isso acontece porque os tecidos retêm suor, poeira, fungos e bactérias que podem causar problemas de pele e complicações respiratórias.

No caso das roupas de cama, a falta de higienização pode agravar alergias, coceiras na pele e até causar acnes, por conta do contato com a oleosidade e com resíduos de produtos Fatores que resultam em noites de sono mal dormidas, prejudicando o seu bem-estar. Para evitar isso, é só seguir uma rotina semanal de cuidados! 

Com qual frequência preciso trocar as roupas de cama?

Lençóis: as peças que ficam em contato direto com a pele, inferior e superior, devem ser trocadas uma vez por semana.  

Fronhas: devem ser trocadas duas vezes por semana. Assim, você evita que a pele do rosto, que é mais sensível, e as vias respiratórias convivam diretamente com a sujeira acumulada na fronha. 

Edredons: para quem usa a peça o ano inteiro, recomenda-se a lavagem a cada três ou quatro meses. Se só usá-lo no inverno, basta fazer a higienização duas vezes por ano. Capas de edredom também mantêm a peça limpa por mais tempo e ajudam na higienização.

Protetores: os protetores de colchão e travesseiro são muito indicados para aumentar a durabilidade das peças, pois evitam manchas e acúmulo de suor. O ideal é higienizá-los a cada 15 dias. 

Cuidados importantes

Não esqueça de verificar as etiquetas no momento de lavar as peças. Seguir as dicas do fabricante é essencial para a durabilidade das roupas de cama. Entre as lavagens, você pode tomar alguns cuidados para prolongar a limpeza. Confira:

  • Mantenha o quarto sempre arejado;
  • Deixe a cama arejar entre as trocas;
  • Afofe os travesseiros;
  • Não passe o dia inteiro deitado ou sentado na cama;
  • Coloque as peças para arejar na sombra (o sol propicia a proliferação de bactérias);
  • No caso de peças mais pesadas, aspire com cuidado e com um bocal limpo.

Quantas peças preciso ter para fazer as trocas regulares?

Não se preocupe, não é necessário ter um enxoval gigantesco de roupas de cama para manter a higienização das peças sempre em dia. No caso de colchas, edredons e protetores, basta ter um par de cada.

Já para lençóis e fronhas, o mais importante é sempre ter, pelo menos, duas peças extra além das que estão na cama e na lavanderia. Os itens extra são importantes para casos de emergência. Nunca se sabe, né?

Ah, e aqui estamos falando sobre sono, mas a dica também vale para toalhas! Troque as toalhas de banho semanalmente, as de rosto duas vezes por semana, e não compartilhe! Sua pele agradece!

ARTEX 

Há 85 anos, a ARTEX leva aconchego aos lares dos brasileiros em forma de produtos de cama, banho e decoração com estilo e qualidade. Uma marca apaixonada por tendências, democrática e inovadora, que não deixa de lado a elegância e a busca por excelência que a consolidaram no mercado nacional.

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email