Benefícios de dormir de lado

19 de abril, 2022

Benefícios de dormir de lado

Em termos de popularidade, nenhuma posição para dormir ganha de dormir de lado. Na Europa, por exemplo, 60% das pessoas preferem se apoiar em uma das laterais do corpo para descansar. Nos Estados Unidos, a preferência é ainda maior: 74% dos americanos dizem dormir de lado “durante a maior parte da noite”.

“A maior parte da noite” porque a gente sabe que na verdade a maioria das pessoas se mexe bastante enquanto dorme, né? 

Mas apesar da sua popularidade, dormir de lado não é pra todo mundo. E mesmo quem gosta deve tomar certos cuidados para evitar prejuízos à coluna e dores no corpo. Porque dormir de lado pode sim ser ruim.

Benefícios de dormir de lado

Se tanta gente prefere dormir de lado, algum benefício deve ter, certo? Muito certo! E eles não são poucos.

1. Menos problemas de respiração durante a noite

Isso é especialmente importante para pessoas que sofrem de apneia do sono. Quando uma pessoa dorme de bruços ou na posição supinada (o famoso “de barriga para cima”), a ação natural da gravidade favorece o fechamento das vias aéreas e, consequentemente, pode aumentar a interrupção da respiração.

Por isso a solução é o meio do caminho. Dormir de lado reduz e pode eliminar os episódios de parada da respiração durante o sono. Em muitos casos de apneia, inclusive, uma terapia posicional pode ser uma forma de tratamento extremamente efetiva e barata, ao contrário do CPAP, que pode ser bastante caro.

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2. Para roncar menos

Uma das principais causas do ronco é a dificuldade de circulação do ar pelas vias aéreas durante o sono. Essa dificuldade pode ser total ou parcial. 

Uma vez que dormir de lado facilita mecanicamente a que o ar circule, naturalmente essa posição diminui a incidência de ronco quando ele é causado por esse impedimento.

Vale lembrar que existem outras causas para o ronco, então não necessariamente dormir de lado irá eliminar totalmente os ruídos enquanto uma pessoa dorme. 

3. Diminuição da pressão arterial

Quem sofre de pressão alta e dorme de costas ou de bruços deveria considerar dar uma viradinha e dormir de lado.

Existem bastantes evidências de que quem faz essa transição de posição para dormir consegue reduzir a pressão. Essa redução da pressão acontece inclusive para pessoas que têm uma pressão mediana e estável, porém com menor intensidade.

Apesar da relação entre dormir de lado e diminuição da pressão arterial ser bastante clara, a ciência ainda não sabe explicar bem o porquê isso acontece. 

4. Melhorias na saúde gastrointestinal

Esse é especial para quem dorme do lado esquerdo, então se você dorme do lado direito e sofre de gastrite ou refluxo, talvez seja hora de dar uma virada.

Dormir apoiado do lado esquerdo, com as pernas esticadas, diminui a incidência de azia e de refluxo graças à desobstrução dos intestinos e o do estômago. Como eles são virados para o lado esquerdo, a gravidade facilita a passagem dos alimentos e ainda diminui a probabilidade do ácido estomacal subir para a garganta. 

Consequentemente, quem dorme virado para o lado esquerdo têm episódios de azia mais curtos e menos frequentes.

5. Gravidez mais saudável

O site de saúde do governo americano indica dormir de lado para mulheres grávidas, sobretudo nos estágios mais avançados da gravidez, quando dormir de barriga para baixo é impossível e dormir de barriga para cima pode ser incômodo.

Além do conforto, dormir de lado na gravidez previne que o peso do bebê pressione a veia que leva o sangue da mãe dos membros inferiores até o coração. A posição também melhora o fluxo sanguíneo para o útero, os rins e para o próprio bebê.

6. Alívio de dor nas costas

Sobretudo para pessoas que sofrem de dores crônicas na lombar, dormir de lado ajuda a aliviar a pressão na área e consequentemente a dor. 

É importante, porém, ter cuidado com o posicionamento do queixo no travesseiro. Se ele estiver muito colado ao colo, isso pode acabar causando dores no pescoço. Busque sempre um travesseiro que se ajuste bem à sua cabeça. 

Dicas para dormir de lado

Não é porque tem tantos benefícios que pode só se jogar na cama de lado e dormir. É preciso tomar certos cuidados para evitar que o sono acabe virando uma dor nas costas infernal. 

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo“, explica o ortopedista especializado em coluna, Dr. Raphael Marcon, no site do HCor

O Dr. Marcon ainda sugere o uso de um travesseiro entre os joelhos, o que ajuda a aliviar a pressão nos quadris e nos joelhos. Se preferir, você pode apostar também no chamado travesseiro de corpo, que além de servir de suporte para os joelhos também ajuda a manter a coluna alinhada. 

Se você é do tipo que prefere a posição fetal, tome cuidado para não encolher demais o corpo, o que pode dificultar a respiração. Deixar o corpo menos tensionado favorece também quem tem dor nas costas, já que alivia a pressão na coluna.

Também é importante cuidar do tecido da fronha, que ele permita uma respiração da pele e ao mesmo tempo gere pouca fricção, o que pode adiantar o aparecimento de rugas. Tecidos muito grossos podem machucar o rosto. 

Ah, e de preferência sempre do lado esquerdo. Mesmo que você não tenha refluxo ou azia com frequência, é sempre bom diminuir o risco.

Boa noite!

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