Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMenu

04 de julho, 2022

Dormir com luz pode aumentar o risco de hipertensão, diabetes e obesidade

Dormir com luz pode aumentar o risco de hipertensão, diabetes e obesidade

Sentimos vontade de dormir à noite porque é no escuro que produzimos a melatonina, o hormônio do sono. É por este motivo que não é recomendável a exposição a luz, como telas de TV e celular, perto da hora de dormir pois pode atrapalhar esse processo. Mas evitar a iluminação não é bom apenas para um sono de qualidade. Dormir com luz acesa pode aumentar as chances das pessoas desenvolverem problemas de saúde como diabetes, pressão alta e obesidade. Essa conclusão é de um estudo feito pela Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos. 

No Brasil, essas doenças afetam uma parcela significativa da população.Cerca de 30% dos brasileiros sofrem com pressão alta (hipertensão). Ela chega a matar 10 milhões de pessoas por ano no mundo. Já em relação à diabetes, o país tem 16,8 milhões de adultos que sofrem com a doença. É o quinto país no mundo com mais casos. Em 2019, 20,3% dos brasileiros eram obesos. Um crescimento de 72% quando comparado com 2006, ano em que a taxa era de 11,8%.

Os pesquisadores alertam que qualquer tipo de iluminação, até mesmo uma luz fraca, pode ser prejudicial. E os resultados do estudo mostraram que as chances para desenvolver cada uma dessas doenças são bem altas. 

+ Leia mais: Exercícios de yoga que ajudam a dormir

Quais os riscos de dormir com luz acesa?

A pesquisa norte-americana foi feita com 552 adultos que tinham entre 63 e 84 anos. Eles dormiram nas suas próprias casas e tiveram o sono medido por um dispositivo de pulso durante sete dias. Mais da metade do grupo mantinha alguma luz acesa durante a noite. A probabilidade de desenvolver pressão alta (hipertensão) aumentou em 74%, já o risco para obesidade cresceu 82% e a diabetes, 100%. 

Outra pesquisa feita pelo mesmo grupo de cientistas com pessoas mais jovens mostrou que a exposição à luz ambiente moderada durante uma noite de sono pode prejudicar a regulação cardiovascular e a glicose, além de aumentar os fatores de risco para doenças cardíacas, diabetes e síndrome metabólica. 

A relação entre dormir com luz acesa e o sono

Mas por que dormir com luz acesa tem todo esse poder de prejudicar a saúde? Os cientistas listam três possíveis mecanismos por trás do efeito da iluminação durante nosso sono.

Ritmo circadiano

É a luz o principal responsável por sincronizar o ritmo circadiano, o famoso relógio biológico. A iluminação durante o sono pode prejudicar esse ritmo e, como consequência, qualquer processo do corpo relacionado a ele.

Melatonina

Como falamos no começo do texto, a melatonina é produzida no escuro. A glândula pineal é responsável pela sua produção e secreção. Ao ficarmos expostos à luz, ela pode reduzir a função metabólica e circulatória da melatonina, que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras. 

Sistema nervoso

A luz pode acionar o braço simpático do sistema nervoso autônomo, o que aumenta a frequência cardíaca e o estado de alerta para o funcionamento ativo do corpo. Durante o sono saudável acontece o contrário. O sistema responsável pelas respostas de luta ou fuga relaxa, diminuindo a frequência cardíaca e a respiração do corpo. Só que ao dormir de luz acesa, o corpo funciona de maneira semelhante a como se estivesse acordado.

+ Leia mais: Como o sono afeta as emoções

Higiene do Sono

Uma noite de sono de qualidade além de recuperar o corpo do cansaço do dia gera outros vários benefícios. Uma das melhores maneiras de dormir com qualidade é praticar a higiene do sono, que nada mais é do uma série de atos que indicam ao nosso corpo a hora de encerrar o dia. Entre eles está evitar eletrônicos.

A luz azul emitida pelos aparelhos de televisão, computadores e celulares inibe a produção de melatonina, o que atrapalha a hora de dormir. Além dos cuidados com a iluminação, ter hora para acordar e dormir, fazer exercícios físicos e limitar a cafeína são comportamentos que melhoram a noite de sono.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email