Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

24 de agosto, 2022

Como os astronautas dormem no espaço

Como os astronautas dormem no espaço

A falta de gravidade no espaço faz com que o corpo humano flutue. Quando vemos imagens dos astronautas ficamos nos perguntando como deve ser a sensação. Só que os mais curiosos ficam com uma série de dúvidas. Uma delas relacionada a uma necessidade básica do ser humano: o sono. Se não dá para parar quieto no chão, como os astronautas dormem no espaço?

A Agência Espacial Americana, a famosa NASA, leva muito a sério a importância do sono. O acompanhamento dos horários de dormir e acordar dos membros de uma tripulação começa dois dias antes do lançamento da espaçonave. 

Os astronautas precisam manter uma rotina de sono porque durante uma viagem espacial terão que lidar com outros desafios. E não são extraterrestres. Como os astronautas dormem envolve muita disciplina para evitar que o corpo não sofra muitas alterações e prejudique o sono.

+ Leia Mais: Dormir com a TV ligada faz mal?

Ciclo circadiano no espaço

O monitoramento do sono dos astronautas continua sendo realizado por uma equipe na Terra. Na Estação Espacial Internacional, laboratório que orbita nosso planeta e onde astronautas ficam para estudar o universo, existe um cronograma para acordar e dormir. Essa rotina é necessária para prevenir grandes alterações no ciclo circadiano dos tripulantes. Isso porque lá do espaço eles podem ver 16 pores do sol por dia.    

Mas o que tem a ver o pôr do sol com o ciclo circadiano? A regulação no nosso corpo das horas de acordar e dormir tem duração de 24 horas e é influenciada pelo dia e a noite. Ao anoitecer, o cérebro sabe que precisa produzir melatonina, o hormônio do sono, para que possamos sentir vontade de dormir. Quando amanhece, a produção é interrompida. 

Ao passar por uma mudança frequente da escuridão para a luz, a capacidade do nosso corpo se ajustar a um ciclo circadiano natural é afetada. Para que os astronautas não sejam prejudicados, existem cuidados com iluminação da estação. Os membros da tripulação conseguem ajustar o espectro de cores e a intensidade da luz para promover o estado de alerta e a redefinição circadiana ou para ajudar a promover o sono.

Para ajudar a dormir ou acordar, os astronautas também podem usar melatonina e produtos com cafeína. Essas substâncias são usadas com o objetivo de tratar alterações do ciclo circadiano.

Como os astronautas dormem? Em qual posição?

Após essa explicação científica, vamos ao fato curioso. Como os astronautas dormem se eles flutuam? A própria Nasa descreve como é a experiência de dormir no espaço. Por conta da gravidade, os astronautas não têm peso e podem dormir em qualquer orientação. Isso mesmo, não é posição. 

Por conta do efeito da gravidade, não existe para cima ou para baixo. No entanto, os astronautas precisam se prender para não flutuar e esbarrar em algum objeto e acabar sofrendo ou causando acidentes. As tripulações da Estação Espacial Internacional geralmente dormem em sacos de dormir localizados em pequenas cabines e amarrados na parede. Cada compartimento é suficiente para uma pessoa.

+ Leia Mais: Curiosidades do sono: acordar de madrugada no mesmo horário

Quantas horas um astronauta dorme?

Em geral, os astronautas dormem oito horas no final de cada dia de missão. O comportamento do sono é o mesmo que o nosso aqui na Terra. Por exemplo, eles também podem acordar enquanto estão dormindo para usar o banheiro. A higiene do sono, hábitos que adotamos e que preparam o corpo para a hora de dormir, é indicada pela Nasa para seus tripulantes.

Lá no espaço também corre o risco de acontecer situações como excitação ou enjoo, que podem acabar atrapalhando o descanso de um astronauta. Sonhos e pesadelos também acontecem no sono dos astronautas, de acordo com relatos deles mesmos. Até mesmo fora da Terra, existem aqueles que afirmaram roncar.

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email