Curiosidades do sono: Acordar de madrugada no mesmo horário

17 de novembro, 2021

Curiosidades do sono: Acordar de madrugada no mesmo horário

Já reparou como tem épocas que você parece acordar de madrugada sempre no mesmo horário, todos os dias? Mas todos os dias mesmo. Sim, essa é uma pergunta retórica que você não precisa responder porque a gente já sabe que a resposta é sim. Todo mundo já passou por isso. 

É com esse assunto que começamos uma nova série aqui no Blog do Persono: Curiosidades do Sono. 

Porque o dormir tem muita ciência envolvida, é verdade, mas até por isso ele é também cheio de mistérios e gera tanta curiosidade.

Acordar de madrugada no mesmo horário: por que isso acontece?

Ao contrário da crença popular, acordar de madrugada não tem origens místicas, mitológicas ou intuitivas, muito menos tem a ver com a presença de fantasmas ou outros seres no quarto.

O travesseiro Persono é usado para monitorar o sono e é recomendado pelos atletas do Time Brasil e pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro

Assim como muitos aspectos do sono, isso de pontualmente acordar de madrugada todos os dias não tem um único motivo, mais bem várias possíveis causas. Algumas delas são comportamentais e outras de saúde.

Mas antes de mais nada, pode ficar tranquilo: acordar de madrugada é bastante normal e, geralmente, não chega a ser motivo de preocupação. Isso é tão normal que acontece pelo menos três vezes por semana com quase 35% da população. Em outra pesquisa, quase 70% dos 11 mil respondentes disseram acordar pelo menos uma vez por noite.

Os números podem ser até mais altos considerando que muitas vezes sequer nos lembramos desses despertares noturnos na manhã seguinte. Acontece, por exemplo, nas pessoas com apneia do sono não controlada.  

Dito isso, vamos aos diferentes porquês que explicam quem diz acordar de madrugada no mesmo horário.

Padrão de urinação

Sempre falamos por aqui da importância da regularidade na hora de dormir, vide a quantidade de vezes que já mencionamos a higiene do sono. Só dependendo de como for estruturada, essa rotina pode acabar te atrapalhando. Se você é daqueles que sempre vai acordar de madrugada para ir ao banheiro, pode ser o seu caso.

No geral, entre tomar água e a urinação passam 45 minutos, dependendo do seu nível de hidratação e condição física. Se você bebe bastante água antes de dormir e acaba se levantando sempre para esvaziar a bexiga, experimente antecipar esse último copo ou eliminá-lo por completo, eliminando a necessidade de ir ao banheiro de madrugada.

Seu sono agradece.

Alimentação

Sigamos falando de nutrição, porque o mesmo vale para alimentação. Ficar muito tempo sem comer pode fazer você acordar de madrugada, assim como comer muito perto da hora de se deitar. Neste caso, é culpa do refluxo. 

Ora, seu corpo digere a comida sempre mais ou menos na mesma velocidade. Então é de se esperar que aquele lanchinho antes de ir para a cama te acorde no mesmo horário. A probabilidade aumenta ainda mais se esse snack for pesado. 

Insônia

Insônia não é apenas ter dificuldade de cair no sono, mas também de permanecer dormindo. Acordar frequentemente de madrugada pode ser um sinal de um caso desse distúrbio do sono.

Estresse, ansiedade ou depressão

O estresse, a ansiedade e a depressão também podem fazer com que uma pessoa acorde de madrugada. No caso da ansiedade, por exemplo, ela não apenas causa o despertar como ainda atrapalha que você volte a dormir.

O cansaço mental causado por todos eles pode afetar a habilidade de uma pessoa permanecer adormecida, sobretudo durante as fases mais leves do sono. É por isso que o acordar acontece em horários similares. Literalmente o cérebro está sob tanta pressão que ele não consegue permanecer dormindo

Esse é o motivo pelo qual é tão importante desacelerar antes de ir para a cama, usando técnicas de relaxamento como a meditação ou a manutenção de um diário de preocupações, que ajude a tirar o motivo do estresse da cabeça. 

Padrões do sono

Falando em fases do sono… Apesar de não funcionarem como um relógio britânico em termos de precisão, cada ciclo noturno segue mais ou menos o mesmo padrão, com algumas das fases ficando mais longas com o passar das horas e outras ficando mais curtas. 

O seu primeiro ciclo não é igual ao último, mas todos os seus primeiros ciclos tendem a ser similares.

Isso quer dizer que todas as noites, mais ou menos no mesmo horário, você vai estar em uma determinada fase do sono. Durante as mais leves, nas quais é mais fácil acordar, é que pode estar acontecendo esse despertar, seja por causas externas (como barulho da rua) ou de saúde.

Flutuação do açúcar no sangue

Uma preocupação especialmente para as pessoas diabéticas. Acordar de madrugada no mesmo horário pode ser sinal de que o açúcar no sangue está sofrendo alterações e você despertou como um “alerta”. 

Se você sofre de diabetes e tem passado por esses despertares, fale com o seu médico para que vocês investiguem como está o controle noturno do sangue. 

Uso de medicamentos

Aqui há dois caminhos a seguir. Um deles são os medicamentos que naturalmente impactam o sono, como diuréticos. É o caso também dos betabloqueadores, usados para diminuir enxaquecas e o estresse no coração, mas que inibem a liberação de melatonina

O outro caminho são os medicamentos que podem perder efeito ao longo da noite, como aqueles usados para tratar a dor e a dor crônica. O retorno do incômodo depois de uma certa quantidade de horas pode fazer o paciente acordar. Isso requer um ajuste do médico responsável na dosagem e/ou horário de administração.

Quando se preocupar com os despertares noturnos?

Já falamos por aqui que esse acordar de madrugada consistentemente não é motivo de preocupação. Em muitos casos, um ajuste simples nos hábitos noturnos resolve o problema. 

Pode reparar: na maioria das vezes quando você percebe essa “rotina”, poucos dias depois ela desaparece. 

Agora, se não desaparecer ou se o motivo do seu despertar noturno estiver relacionado com a saúde, você deve procurar o seu médico de acompanhamento ou um especialista em sono. Juntos, vocês investigarão o porquê de isso estar acontecendo e traçarão um plano de ação caso ele seja necessário.

Levar para a consulta um diário do sono com anotações sobre seus horários e os dias em que acordou durante a noite ajuda muito a consulta, pois será possível encontrar padrões logo de cara. 

O diário, claro, pode ser substituído por monitores do sono, os sleep trackers, como o travesseiro com a tecnologia Persono.

Boa noite. Preferencialmente sem acordar no meio dela.  

Tem algum tema que você gostaria de ver aqui no Curiosidades do Sono? Deixe um comentário no nosso Instagram que vamos investigar!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email