Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

18 de agosto, 2023

Ereções dolorosas relacionadas ao sono: conheça esse distúrbio do sono

Ereções dolorosas relacionadas ao sono: conheça esse distúrbio do sono

É normal que durante o sono os homens tenham ereções e que ao acordar o pênis ainda esteja ereto. Esse comportamento do corpo é até um sinal de boa saúde. Homens podem ter de 3 a 5 ereções por noite enquanto dormem que duram de 30 a 60 minutos. O problema acontece quando existe dor. As ereções dolorosas relacionadas ao sono são um tipo raro de distúrbio do sono que afeta a saúde masculina.

Uma série de fatores são responsáveis por esse problema. Nesse post você vai conhecer mais as causas das ereções dolorosas, descobrir quais são os sintomas e saber quais são os possíveis tratamentos.

+ Leia Mais: Puberdade e sono: dormir prepara o corpo para a vida adulta

Por que os homens ficam com o pênis ereto quando dormem? 

Primeiro vamos explicar como ocorre uma ereção quando os homens estão acordados. Ao ser estimulado por algo sexual (físico ou visual), o sistema nervoso parassimpático libera neurotransmissores que provocam assim a dilatação das artérias do pênis. Por conta disso, mais sangue flui para o órgão sexual masculino, causando a ereção.

Durante o sono, há um aumento das atividades do sistema nervoso parassimpático, que levam as ereções noturnas. Elas acontecem durante o sono REM. Nem sempre os homens percebem que estão excitados. Mas pode acontecer de acordarem com uma ereção involuntária. 

Esse comportamento tem como objetivo evitar que o pênis perca sua função por “falta de uso”. É possível também que a bexiga cheia faça com que os homens amanheçam com o pênis ereto.  

O que são ereções dolorosas?

Por ser uma reação normal do corpo, as ereções que ocorrem enquanto os homens dormem não causam incômodos. Já a ereção dolorosa relacionada ao sono é um distúrbio raro em que os pacientes apresentam ereções frequentes também durante o sono REM, mas que causam dor peniana profunda e que interrompem o sono. A dor no pênis geralmente é aliviada depois que o homem urina.

As ereções dolorosas relacionadas ao sono é um distúrbio do grupo das parassonias, termo usado no meio científico para englobar um grupo específico de distúrbios que causam comportamento anormal durante o sono. O sonambulismo e a paralisia do sono fazem parte desse grupo.  

Quais as causas das ereções dolorosas relacionadas ao sono?

Uma revisão feita por pesquisadores chineses de diversos estudos sobre o tema, aponta que a apneia obstrutiva do sono seria a principal causa das ereções dolorosas relacionadas ao sono. Durante um episódio de apneia, há um bloqueio parcial ou completo das vias aéreas superiores, seguido de hipóxia, ou seja, quando o oxigênio transportado para as células é insuficiente.

A ereção se torna dolorosa porque a hipóxia aumenta o fluxo sanguíneo para o pênis. Alterações nos níveis de testosterona, distúrbios endócrinos e inflamação causada pelo enchimento excessivo da bexiga são outras causas de ereção noturna com dor. 

Sintomas das ereções dolorosas

A dor no pênis é o principal sintoma deste distúrbio do sono. Cada episódio de ereção dolorida pode durar de minutos a horas. Depois de urinar, há um alívio. A frequência dos episódios pode variar de um por hora a várias vezes por noite. 

Outros sintomas deste distúrbio estão relacionados à saúde psicológica. O homem pode sentir ansiedade, nervosismo, irritabilidade e fadiga diurna. As ereções relacionadas a atividade sexual são indolores.

+ Leia Mais: Sonilóquio: por que algumas pessoas falam dormindo?

Quais são os tratamentos?

O tratamento atual das ereções dolorosas relacionadas ao sono tem como objetivo controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Ele pode combinar medicamentos e terapias. Geralmente são usados relaxantes musculares, antidepressivos e o uso do CPAP com medicamentos.  

É muito importante conversar com seu médico se sua noite estiver sendo interrompida por ereções que doem. Só ele vai conseguir identificar corretamente o problema e indicar o melhor tratamento. A sua qualidade de vida depende também da qualidade do seu sono.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email