Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

20 de março, 2023

Café descafeinado prejudica o sono?

Café descafeinado prejudica o sono?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo. A fama se dá por vários motivos: tem gente que aprecia o sabor, outras pessoas gostam do fato dela dar energia e tem quem goste dessas duas características juntas. Só que o problema está justamente nessa disposição que o café proporciona. E é por isso que algumas pessoas recorrem ao café descafeinado: na esperança de evitar a cafeína, um dos estimulantes naturais mais consumidos ao redor do mundo.

Afinal, quem sofre as consequências de uma xícara de café tomada à noite? O sono! Isso porque a substância tem uma meia-vida que varia de quatro a seis horas, podendo chegar a até sete. O que significa que sete horas depois de consumida, o corpo ainda sente 50% dos seus efeitos. Então é no café descafeinado que os apaixonados pela bebida encontram uma solução para não deixar de tomar uma xícara, pois teoricamente ele não tem cafeína. Preste bem atenção: teoricamente! 

Quais os efeitos da cafeína no sono?

Só no Brasil, cada pessoa consome, em média, 5,8 quilos de grãos de café por ano. Esse número corresponde a aproximadamente 828 doses de café espresso, ou pouco mais de duas xícaras por dia. Da América Latina, o Brasil é o único que aparece na lista dos 25 maiores consumidores de café do mundo.

Os números mostram a paixão dos brasileiros pelo cafezinho. Mas se tomado em horário inadequado, o café pode desregular tudo que está relacionado ao sono. A bebida pode prejudicar o tempo e a eficiência do sono, além do nível de satisfação com o descanso noturno. O consumo excessivo de cafeína também pode causar ansiedade, problemas estomacais, agitação, náusea, dor de cabeça e disforia (uma mudança rápida e repentina para um estado de ânimo de tristeza, melancolia e pessimismo).

Qual a diferença entre café e café descafeinado?

Como falamos no começo do texto, o café descafeinado não tem cafeína… teoricamente! É que pode acontecer da bebida conter cafeína. A Resolução-RDC 277 de setembro de 2005, editada pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária, determina que produtos podem ser chamados de descafeinados se apresentam máximo de 0,1% de cafeína (g/100g). Quando se trata de produtos solúveis, a porcentagem sobe para 0,3%.

Isso torna o café descafeinado uma boa opção antes de dormir?

A resposta é depende. O café descafeinado pode não ser uma boa opção para quem tem sensibilidade à cafeína e aos seus efeitos, afinal ele ainda pode conter a substância. Para outras pessoas, a bebida pode não atrapalhar o sono. 

Então se algum problema na hora de dormir surgir depois daquela xícara de café descafeinado que você toma no jantar, é melhor evitar a bebida. Converse também com um médico especialista para descobrir se existem outros fatores que podem estar atrapalhando seu sono. 

Matthew Walker, cientista especialista em sono, alerta que é preciso ficar atento à quantidade de café descafeinado que você toma. Não adianta nada evitar uma xícara da bebida com cafeína e consumir várias descafeinadas. Você pode acabar tomando o equivalente a um café normal e os efeitos serão os mesmos para o sono.

Quais os benefícios do café?

Ainda não existe muita pesquisa em relação aos benefícios do café descafeinado, mas já se sabe o que o café com cafeína pode proporcionar. Se tomada nas dose e hora certa, a bebida:

  • Ajuda na aceleração do metabolismo;
  • Aumenta a função cognitiva;
  • Deixa o cérebro mais alerta;
  • Melhora o desempenho esportivo de resistência;
  • E ainda diminui o risco de desenvolver Alzheimer.

E qual a hora de certa de tomar café? De 6 a 8 horas antes de você dormir. Então se você costuma pegar no sono por volta das 22h, tome café até às 14h. Suas noites de sono agradecem.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email