Os truques dos quartos de hotel que fazem você dormir melhor

Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMenu

07 de março, 2022

Os truques dos quartos de hotel que fazem você dormir melhor

Os truques dos quartos de hotel que fazem você dormir melhor

Tem coisa melhor do que depois de uma longa viagem chegar no seu hotel, tomar um banho naquele chuveiro espetacular e se jogar na cama que mais parece uma nuvem? A resposta é não, não tem. Isso acontece porque os quartos de hotel são criados para serem oásis do sono, para você dormir bem e voltar lá na próxima viagem.

Quer conhecer os segredos dos quartos de hotel que você tanto ama? É só continuar lendo esse post. Aliás, segredo coisa nenhuma que nós vamos revelar todos eles.

4 segredos dos melhores quartos de hotel do mundo

Acredite se quiser: alguns deles são tão simples que dá pra fazer na sua casa hoje menos. 

O Persono é o primeiro travesseiro com tecnologia de monitoramento de sono embutida nas camadas internas

Cortinas blackout

A luz é uma das grandes inimigas do sono porque ela inibe a produção de melatonina pela  glândula pineal, localizada no cérebro. A melatonina, por sua vez, é o chamado hormônio do sono e esse título não é sem querer. 

Ela funciona aumentando a sonolência e, portanto, facilitando a transição entre os estados acordado e dormindo. 

Quanto mais escuro o ambiente do sono, melhor.

É exatamente essa a função da cortina blackout nos quartos de hotel: deixar o ambiente escuro e te fazer dormir sem interrupções, além de aumentar a sensação de privacidade dos hóspedes.

Se você não puder ou não quiser investir em uma cortina blackout para o seu quarto, ela pode ser substituída por uma máscara para os olhos que também bloqueie a passagem da luz. Evite apenas aquelas de tecidos peludos ou que possam causar irritação na pele do rosto. 

Quanto mais alto, melhor

Sabe por que os quartos mais luxuosos e caros dos hotéis estão nos andares mais altos? Porque quanto mais alto, mais privacidade, afinal menos gente está circulando. E quanto mais alto, mais silencioso. 

Aliás, este é o mesmo conceito em um prédio, quando você vai alugar ou comprar um apartamento. Geralmente, as unidades nos últimos andares são as mais caras.

E silêncio é sinônimo de sono de qualidade. A presença de ruídos incômodos enquanto uma pessoa dorme prejudica objetiva e subjetivamente a qualidade do seu descanso. 

Objetivamente porque pode fragmentar o sono, aumentando a quantidade e frequência dos despertares noturnos. E subjetivamente porque os barulhos diminuem a quantidade de sono REM e sono profundo e potencialmente podem aumentar a produção dos hormônios cortisol e adrenalina e elevar a pressão arterial. 

Travesseiros que mais parecem nuvens 

Antigamente, a primeira dica em todas as listas de viagem era levar junto o seu travesseiro, já que essa é uma escolha muito pessoal. Alguns preferem mais macio, outros mais denso. Mais alto ou mais baixo.

Era praticamente impossível fazer um bom match com o travesseiro do hotel. Agora, porém, é bastante comum encontrar nos quartos de hotel um “cardápio de travesseiros” para você escolher aquele que se adequa mais à sua preferência.

Dá até pra provar tipos de travesseiro que você nunca teve. 

+ Leia Mais: Como escolher seu travesseiro ideal

Roupa de cama lisinha como nova

Que a ambientação do quarto impacta na qualidade do sono, você provavelmente sabe, mas sabia que até fazer a cama pode ajudar a dormir melhor? Uma cama arrumada faz a pessoa ter mais vontade de ir dormir, o que tem efeitos muito positivos no descanso.

Só que já reparou como os quartos de hotel parecem ter sempre os lençóis mais lisos, não importa o quanto você tenha se mexido na noite anterior? Isso não quer dizer que eles sejam trocados todos os dias (spoiler: não são).

O truque é preparar uma solução de duas partes de álcool para uma de água em uma garrafinha com um borrifador. Depois de arrumar a cama, borrife essa mistura e vá passando a mão até que o lençol fique completamente esticado. O álcool fará que a umidade evapore rapidamente.

Pronto, você tem uma cama novinha em folha, como nos melhores quartos de hotel do mundo.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email