Sono de qualidade: A nova fronteira para o desenvolvimento humano

17 de agosto, 2021

Sono de qualidade: A nova fronteira para o desenvolvimento humano

Talvez você até já tenha consciência sobre a necessidade do sono de qualidade e as diversas consequências da privação de sono, mas acredite que dormindo insuficientemente está fazendo mal somente a você. Bom, não é bem assim.

Você também já deve saber que alimentação saudável e exercício físico são essenciais para a saúde física e mental, mas talvez não consiga entender a relação do sono nesse contexto. Afinal, pouco se fala sobre o sono de qualidade como um desses pilares, quando na verdade talvez ele seja o mais importante porque influencia os demais

Para abordar esses assuntos tão importantes e pouco divulgados, o Persono lançou um whitepaper que sintetiza os problemas e as oportunidades que envolvem o sono. 

+ Faça o download: Whitepaper Sono: A nova fronteira para o desenvolvimento humano

Falamos sobre esse lançamento em um webinar no canal do Persono no YouTube. O bate-papo conta com a participação do Diretor da Coteminas, Josué Alencar, o Head do Persono, Carlos Azevedo e o CEO da Consultoria Unimark/Longo, Walter Longo.

Veja abaixo alguns pontos discutidos no webinar:

Qual a finalidade do whitepaper Sono: A nova fronteira para o desenvolvimento humano?

O whitepaper Sono: A nova fronteira para o desenvolvimento humano é muito mais que um documento, é um movimento que o Persono está dando início com o propósito de permitir que as pessoas vivam melhor por meio do sono de qualidade.

O whitepaper foi escrito pela necessidade de a sociedade ter consciência de que está diante de um enorme desafio chamado privação de sono, que nos prejudica de forma individual e coletiva.

Sim, além dos prejuízos à saúde, a privação de sono também tem impactos em assuntos coletivos como acidentes de trânsito e até mesmo a economia do mundo.

Só no Brasil, 60% dos acidentes nas estradas têm relação direta com a falta de sono dos condutores. Para se ter uma ideia da gravidade, esse dado supera a quantidade de acidentes por direção sob a influência de álcool e drogas.

Um estudo constatou que dormir mal causa uma queda no PIB global de US$ 680 milhões. Isso em apenas um ano e considerando apenas cinco países. 

+ Leia mais: De câncer a acidentes: os (muitos) efeitos de dormir mal

Esses são apenas alguns dados alarmantes e todas essas consequências fazem o Persono atuar de forma não apenas a conscientizar a população, como também contribuir para resolver o problema democratizando o acesso de produtos e serviços que permitam que as pessoas tenham mais qualidade de vida por meio do sono. 

Quais são os tópicos abordados no whitepaper?

O documento foi escrito a partir de um trabalho multidisciplinar, com vários coautores de áreas distintas como médicos, empreendedores e cientistas de dados, com o objetivo de alcançar um público abrangente já que o assunto é tão importante.

O whitepaper apresenta as consequências de curto e longo prazo do sono de má qualidade que incluem problemas hormonais, neurológicos, dermatológicos, cardiovasculares, imunológicos, socioeconômicos, profissionais e interpessoais.

O documento também reúne estatísticas, estudos e pesquisas científicas que explicam a importância do sono de qualidade para a vida, além de ensinar como dormir melhor por meio de uma rotina regrada de higiene do sono.

Outro assunto a destacar são as oportunidades de mercado em relação às tecnologias voltadas à qualidade do sono. O whitepaper aborda o ecossistema de tecnologia que hoje existe para a mensuração do sono, desde a polissonografia até opções mais acessíveis.

O mercado de saúde e bem-estar é composto por alimentação saudável, atividades físicas e sono reparador, e a área e a indústria do sono são sem dúvidas as grandes oportunidades de mercado a serem descobertas.

+ Leia mais: Tendências do sono para o futuro

Lendo o whitepaper, as pessoas vão conseguir entender como tudo está conectado e como o sono é o centro da saúde e do desenvolvimento humano.

Como a tecnologia pode contribuir com o sono de qualidade?

A área da tecnologia está se desenvolvendo aceleradamente graças às tendências exponenciais de melhorias e de redução de custo. 

Por isso, existe oportunidade em aproveitar essa convergência tecnológica para resolver os problemas ligados à negligência do sono, gerando inovações, produtos e serviços que realmente transformem a vida das pessoas. 

Um exemplo disso é o monitoramento do sono. Hoje já existem produtos baseados em actimetria de contato como relógios, pulseiras e até mesmo faixas para cabeça com dispositivos que monitoram o sono e geram dados como a quantidade de horas que a pessoa dormiu, quantas vezes despertou à noite, quanto tempo passou em cada fase do sono, etc.

Além de permitir o gerenciamento de rotina, esses dados são de extrema importância porque quando apresentados a médicos, por exemplo, podem ajudar no diagnóstico de distúrbios do sono e dar ao profissional de saúde uma visão ampla do sono do paciente.

Mas existem tecnologias similares que dispensam o contato do dispositivo com o corpo e a necessidade do carregamento de bateria, como por exemplo travesseiros e colchões que também conseguem monitorar esses e outros dados do sono de forma menos invasiva e muito mais confortável.

+ Leia mais: Como a tecnologia pode te fazer dormir melhor

E esses são apenas exemplos das oportunidades que podem existir quando usamos a tecnologia como uma aliada ao sono de qualidade e, consequentemente, à saúde das pessoas.

Para assistir ao webinar completo, clique aqui ou no vídeo abaixo. Aproveite e se inscreva no canal do Youtube do Persono e siga o nosso Instagram para ver mais dicas de sono e saúde.

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email