Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
16 de novembro, 2021
Você dorme bem? Você acha ou você tem certeza? Aliás, você sabe o que realmente é dormir bem?
O Persono preparou um teste para te ajudar a entender se o seu sono está bom baseado em critérios usados por médicos e cientistas especializados no assunto. Antes de fazer o teste, que tal conhecer alguns desses critérios?
Por incrível que pareça, não existe uma definição simples do que é dormir bem, mas há um motivo para isso.
O sono de qualidade é um conjunto de evidências que indicam se a sua noite foi restauradora ou não. Aliás, esse já é um desses critérios: acordar com energia, disposto e pronto para mais um dia. Por outro lado, acordar cansado pode ser sinal de pouco sono profundo, responsável pelo relaxamento do corpo e da mente.
Poderíamos seguir por horas explicando as características da qualidade de sono, mas para tentar simplificar essa compreensão, a Divisão de Medicina do Sono da Universidade de Stanford determinou quatro indicadores que são excelentes sinais de que uma pessoa dorme bem:
Esses indicadores, como o próprio nome sinaliza, apenas indicam que as coisas vão bem no seu sono, mas eles precisam ser analisados em conjunto e somados a outros fatores menos mensuráveis, como a restauração mencionada anteriormente ou a sonolência diurna.
Veja este exemplo: alguém que cai no sono assim que encosta no travesseiro e dorme bastante horas, mas passa o dia todo com bocejando e “pescando”. O fato de que ela começa a dormir rapidamente é sinal que o seu sono é bom, certo?
Não necessariamente. Esse sono excessivo e prolongado, quando frequente, pode ser sinal de que algo não vai bem com a sua saúde. Um resfriado, casos de depressão e lesões cerebrais são alguns dos casos que podem acarretar essa sonolência exagerada. Isso sem falar nas hipersonias primárias, como a narcolepsia.
Por tudo isso, explicar o que é dormir bem acaba sendo mais complicado do que pode parecer. Mas com o teste abaixo, essa resposta vai ficar mais clara para você.
Boa noite!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: