Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

08 de fevereiro, 2023

A relação entre paralisia do sono e as posições para dormir

A relação entre paralisia do sono e as posições para dormir

No Instagram do Persono o post Dormir de barriga para cima causa pesadelos? rendeu muitos comentários. Algumas pessoas chegaram a fazer relação entre episódios de paralisia do sono e esta posição. De acordo com elas, dormir de barriga para cima acaba causando o bloqueio temporário dos movimentos do corpo mais do que qualquer outra postura.

Mas será que esta relação entre posição para dormir e paralisia do sono acontece apenas com os seguidores do Persono? A resposta é não. E por que será que os episódios de paralisia do sono acontecem em sua maioria quando dormimos de barriga para cima? Neste post você vai conhecer as possibilidades.

+ Leia Mais: Ouvir música antes de dormir melhora a qualidade do sono?

Posições para dormir e seus benefícios

Antes é preciso lembrar que não existe a posição certa para dormir. Você deve ficar naquela que te garante uma noite de sono mais confortável. Só que cada uma delas tem prós e contras. Os especialistas preferem a posição lateral. De preferência dormir sob o lado esquerdo.

A posição garante menos problemas de respiração durante a noite, ajuda a diminuir o ronco, diminui a pressão arterial, melhora a saúde gastrointestinal, entre outros benefícios. Já dormir de bruços, posição também conhecida como pronada ou de barriga para baixo, beneficia as pessoas com hérnia de disco ou doença degenerativa do disco.

O ronco também tem a possibilidade de ser amenizado e quem sofre de apneia do sono leve pode ter os sintomas aliviados ao dormir nessa posição. Quanto a dormir de barriga para cima, ou na posição supinada, ajuda a evitar rugas, alinha a coluna e melhora a azia ou refluxo.

Dormir de barriga para cima causa mais episódios de paralisia do sono?

Apesar dos benefícios, é a posição supinada que leva a fama entre os nossos seguidores de causar mais episódios de paralisia do sono. E a verdade é que ela causa mesmo. Uma pesquisa canadense feita com mais de 6.700 pessoas mostrou que a maior parte delas relatou episódios de paralisia do sono na posição supinada mais do que em todas as outras posições combinadas.

Os participantes também contaram que a posição supinada foi mais prevalente durante episódios de paralisia do sono no meio e no final do sono do que no início. Para os pesquisadores, essa característica sugere que as crises de paralisia nestes últimos momentos do descanso noturno podem surgir de breves microdespertares durante o sono REM, possivelmente induzidos por apneia.

+ Leia Mais: Qual a relação entre sono e TDAH?

O que é paralisia do sono? 

A paralisia do sono é um fenômeno que causa medo por geralmente ser acompanhada de alucinações de um invasor perigoso no quarto ou de caráter fantasmagórico. A pessoa sente uma pressão no tórax e tenta fugir, mas não consegue. 

Na verdade, a paralisia do sono é a retomada da consciência ao mesmo tempo que ocorre a atonia muscular. Atonia é um tipo de “paralisação” temporária dos músculos que acontece durante a fase REM do sono com o objetivo de evitar que tenhamos movimentos bruscos enquanto sonhamos.

A paralisia do sono não é um risco para a saúde física, mas o susto que um episódio gera pode ser gatilho para uma crise de ansiedade, por exemplo. O fenômeno também atrapalha a qualidade do sono, o que acaba gerando como possível consequência o risco de um novo episódio.

A recorrência de episódios de paralisia do sono merece uma atenção médica. É necessário encontrar e tratar as condições associadas, como narcolepsia, insônia, apneia ou mesmo as que tenham relação com à saúde mental. 

Episódios de paralisia que são isolados não costumam requerer tratamento. Mesmo assim, se você tiver qualquer dúvida relacionada a este distúrbio, converse com um médico especialista em sono. 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email