Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

08 de março, 2023

Catatrenia: conheça o distúrbio do sono que causa gemidos

Catatrenia: conheça o distúrbio do sono que causa gemidos

A catatrenia, ou os gemidos noturnos, é um tipo de distúrbio do sono que faz a pessoa gemer alto enquanto dorme. O barulho pode incomodar e assustar outras pessoas que dormem no mesmo quarto ou quem ouve o som. Já as pessoas que sofrem de catatrenia podem não perceber que estão gemendo.

Este tipo de distúrbio do sono é bastante raro, pois afeta o sono de 0,17% a 0,4% das pessoas que sofrem de outros distúrbios do sono. Atenção! Não é 0,4% da população geral, mas sim de 0,4% da população que já tem outro problema de sono.

O que é catatrenia?

A catatrenia é um dos distúrbios respiratórios do sono, assim como a apneia e o ronco. Estes tipos de distúrbios tem como característica alguma forma de diminuição do espaço das vias aéreas superiores, consequentemente prejudicando a respiração ou até mesmo interrompendo totalmente o fluxo de ar (pausas respiratórias).

No caso da catatrenia, a pessoa inala o ar profundamente e exala muito lentamente. Isso acaba produzindo um som monótono, como um gemido ou um chiado. Esses sons podem durar entre 2 e 49 segundos.

Sintomas da catatrenia

Entre os sintomas da catatrenia, o principal é um gemido que a pessoa nem percebe que faz quase todas as noites. O som pode ser monótono e caracterizado como taciturno, sombrio ou de natureza sexual. O momento do gemido acontece quando a pessoa expira e para quando ela inspira. Além disso, o distúrbio se manifesta na fase REM do sono.

A catatrenia pode afetar tanto adultos quanto crianças. Este distúrbio respiratório ainda tem poucos casos estudados, então há uma compreensão limitada de outros sintomas. Só que uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Sleep Medicine feita com pacientes que sofriam de catatrenia percebeu que alguns deles relataram sonolência e cansaço durante o dia.

Causas da catatrenia

Ainda não se sabe quais são as causas exatas da catatrenia. Existe a hipótese de que ela pode ser resultado de uma disfunção dos neurônios no centro respiratório do cérebro. É possível também que a genética tenha alguma influência na catatrenia. 

Um estudo italiano feito com pacientes diagnosticados com este distúrbio identificou que 15% deles tinham histórico na família. Ter mandíbula pequena e pequenas vias aéreas superiores também pode ser um fator que leve a pessoa a ter catatrenia.

Distúrbio respiratório ou parassonia?

Uma curiosidade sobre a catatrenia é que ela já foi classificada como uma parassonia, um termo guarda-chuva usado para descrever distúrbios do sono que geram comportamentos anormais, como o sonambulismo. Alguns pesquisadores ainda debatem a classificação dela como um distúrbio respiratório do sono.

Qual é o tratamento?

A boa notícia para quem sofre de catatrenia é que ela não representa um risco para a saúde. A pessoa dorme bem. Quem sofre mais são as pessoas que dividem o quarto com alguém que tem distúrbio.

Assim como as causas, ainda existe pouca documentação sobre o tratamento. Alguns estudos, porém, indicam que ela pode ser tratada com o uso de máquinas CPAP, as mesmas utilizadas por pessoas que sofrem de apneia. 

A polissonografia é o exame que pode indicar catatrenia. Para um diagnóstico preciso e uma indicação de tratamento, procure um médico. Mesmo que você não sinta o seu sono prejudicado, não esqueça da possibilidade desse distúrbio de atrapalhar o descanso de quem divide o quarto com você. 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email