5 dicas para você dormir com o tempo seco

23 de agosto, 2021

5 dicas para você dormir com o tempo seco

Grande parte do Brasil amanheceu nesta segunda-feira com o tempo seco e quente em pleno inverno, quando as temperaturas deveriam estar muito mais baixas. Isso se deve à falta de chuvas em todo o país, o que também diminuiu o nível dos reservatórios de água e já levanta hipóteses de racionamento em diferentes regiões.

Em alguns estados, o problema deve se prolongar até outubro, quando volta a chover com mais frequência, apesar das previsões que ainda assim as precipitações serão abaixo da média. 

Abaixo dos 30% a umidade do ar já vira sinal de alerta e há cidades registrando 11%. Como comparação, o deserto do Saara tem, em média, 12 a 15% de umidade ambiente.

Mas o que tem a ver com o sono? Tudo! É praticamente impossível dormir com o tempo seco como está acontecendo agora. 

As crianças, os idosos e as pessoas com problemas respiratórios são os mais afetados, mas não há quem não se sinta mal com o clima do jeito que está. Por isso, preparamos essa lista com uma série de dicas para dormir com o tempo seco.

5 dicas para conseguir dormir com o tempo seco

Confira abaixo!

Faça o download do White Paper Sono, a nova fronteira para o desenvolvimento da humanidade do Persono

1 – Providencie um umidificador do ar

Na ausência de umidade natural do ar, é importante repô-la artificialmente para conseguir dormir com o tempo seco lá fora.

Atualmente encontra-se com facilidade diferentes modelos de umidificadores do ar, para ambientes de diversos tamanhos e com uma grande gama de preços. Existem alguns que já vem inclusive com um recipiente específico para essências de aromaterapia, melhorando ainda mais o seu sono.

Dica: Fique atento apenas para a emissão de luz do seu umidificador, já que alguns são bastante coloridos. Garanta que é possível desligar essa funcionalidade. 

2 – Na ausência de um umidificador, improvise um modelo caseiro

Se você não tiver um umidificador e nem quiser investir em um, existem truques caseiros que podem ajudar a reduzir os efeitos do ar seco.

Um simples balde de água no quarto já deixa o ar mais úmido, garantindo um sono melhor. Isso não é recomendado apenas para crianças e idosos com dificuldades motoras, já que pode causar acidentes domésticos. 

Neste caso, aposte por deixar uma toalha úmida no ambiente ou pendurada na janela.

Dica: Plantas como a hera-sueca, o clorofito e o abacaxi-roxo também ajudam a elevar a umidade do ar no ambiente. Todas elas podem ser cultivadas em espaços internos.

3 – Hidrate-se ao longo do dia

Precisamos deixar os nossos ambientes úmidos e o nosso organismo também. Vale tomar água, sucos naturais, água de coco… 

Uma pessoa adulta deve consumir no mínimo dois litros de água por dia ou 35 ml de água por cada quilo. Em períodos de seca, como o que estamos vivendo, essa quantidade precisa subir para compensar as perdas.

Ah, hidrate também a pele do corpo e do rosto. 

Dica: Evite consumir muitos líquidos perto da hora de ir dormir. Isso deixa a sua bexiga muito ativa e pode lhe acordar de madrugada para ir ao banheiro. 

4 – Faça a lavagem do nariz

O sistema respiratório sofre bastante com o tempo seco, então é importante cuidar disso. A medida serve para desobstruir o nariz, prevenir contra doenças respiratórias e ainda reduzir inflamações e inchaços.

Para fazer uma lavagem nasal, você precisa apenas de um pouco de soro fisiológico comum e uma seringa sem agulha. Incline levemente a cabeça sobre a pia e deixe a boca aberta. Pressione o êmbolo da seringa com 10 ml do soro dentro de cada uma das narinas e deixe escorrer. 

Pode ser que você acabe engolindo um pouco do soro, mas ele não representa nenhum perigo ou problema. 

Importante: A lavagem nasal não substitui o umidificador de ar, mas não por isso é menos importante.

5 – Limpe o ambiente com mais frequência

Com o tempo seco, a poeira se acumula com mais facilidade, por isso é importante que a limpeza seja feita mais frequentemente do que o habitual.

Além da varrição e do aspirador de pó, passe também um pano umedecido nos ambientes. Isso facilita a retirada de partículas menores que atrapalham a respiração e trazem dificuldades para dormir com o tempo seco.

Dica: Se possível, evite carpetes e tapetes, que acumulam ainda mais poeira no ambiente. 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email