Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

13 de fevereiro, 2023

Existe alguma forma de lembrar dos sonhos com mais frequência?

Existe alguma forma de lembrar dos sonhos com mais frequência?

Voar, viajar de um lugar para o outro em segundos, enfrentar monstros, viver uma história de amor digna de um filme de romance… Tudo isso e muito mais é possível graças aos sonhos. Quem nunca viveu uma situação inusitada enquanto dormia? Até aí, ok. O problema mesmo é lembrar dos sonhos.

Nem todas as manhãs nós acordamos lembrando do que sonhamos e isso é completamente normal. Mas de vez em quando a gente consegue até recordar os detalhes e contar para outras pessoas. Existem até mesmo pessoas que têm mais capacidade de lembrar dos sonhos do que outras.

Mas o que são sonhos?

Os sonhos chamam a atenção da humanidade há muitos anos. Eles são um assunto que vai do místico ao científico. Apesar dos avanços nas pesquisas no campo da ciência, muito sobre os sonhos ainda permanece um mistério.

O sonho pode ser definido como um complexo conjunto de imagens, sensações e sentimentos que acontecem durante o sono e, na maior parte das vezes, não temos consciência de que ele está acontecendo. 

Apesar de associarmos mais o sentido da visão aos sonhos, ele também pode ter sensações de olfato, paladar, tato e audição.

Por que não consigo lembrar dos sonhos?

Alguns sonhos passam sensações bem gostosas, mas às vezes não conseguimos lembrar do seu conteúdo. E por mais que a gente puxe na memória, ele não vem. É que enquanto dormimos, os processos que nos permitem criar memórias de longo prazo permanecem dormentes.

Durante o sonho, a atividade elétrica em áreas-chave para a memória de longo prazo, como o córtex pré-frontal, acontece em níveis muito baixos. Há também uma queda de norepinefrina, um neurotransmissor importante para a memória.

Existe também o fato de que se um sonho acabar antes de acordarmos, nós não vamos lembrar dele.

Quais fatores ajudam (ou não) a lembrar dos sonhos com mais frequência?

Lembrar dos sonhos vai acabar dependendo de três fatores: acaso, biologia e a posição de dormir. O primeiro caso funciona da seguinte forma: se acordarmos direto de um sonho, temos uma chance maior de lembrar do seu conteúdo. Isso acontece porque quando o cérebro vai despertando, ele passa a ativar os processos que são necessários para o armazenamento de longo prazo.

Já em relação a biologia, é possível dizer que algumas pessoas têm mais predisposição a lembrar dos sonhos do que outras. Um estudo do Centro de Pesquisas Neurocientíficas de Lyon (França) ajudou os cientistas a descobrir que quem se recorda dos sonhos com mais frequência têm um funcionamento das regiões cerebrais do córtex medial pré-frontal e da junção temporal parietal mais alto e espontâneo. 

As pessoas com mais capacidade de lembrar dos sonhos têm o dobro da sensibilidade a estímulos sonoros noturnos que aquelas que esquecem mais. O primeiro grupo também desperta mais durante a noite, o que permite ao cérebro fixar essa lembrança. 

Quanto à posição de dormir, uma pesquisa realizada pela Universidade Hong Kong Shue Yan descobriu que quem dorme de barriga para cima costuma ter mais pesadelos e dificuldades para lembrar dos sonhos. 

Um quarto fator pode influenciar na lembrança do sonho: o seu conteúdo. Algumas pesquisas mostram que quanto mais ele é confuso, mais difícil será lembrar dele ao acordar. A idade também pode afetar a lembrança de um sonho.

Técnica para lembrar dos sonhos com mais frequência

Uma matéria da revista Scientific American, referência em notícias do mundo científico, explica que qualquer coisa que chame a nossa atenção imediatamente após acordar interfere na recordação do sonho, então, assim que você estiver adormecendo, lembre-se de que deseja se lembrar de seus sonhos. A dica é que esse seja seu último pensamento antes de dormir. 

A revista sugere que você deixe ao lado da sua cama um bloco de notas e uma caneta. Ao acordar, procure não se distrair com qualquer coisa. Mesmo achando que não se lembra de um sonho, gaste um minuto para ver se há algum sentimento ou imagem que você possa descrever. Esses passos podem fazer com que um sonho inteiro volte à sua memória.

Boa noite e bons sonhos!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email