Descubra o que é actigrafia

17 de dezembro, 2020

Descubra o que é actigrafia

Você sabe como se faz um“exame do sono”? Há uma grande chance de você imaginar que para esse tipo de exame acontecer, o paciente precisa dormir cheio de fios no hospital ou clínica.

Se você acha que só acontece dessa forma, fique tranquilo! Com o avanço da tecnologia digital, novas modalidades e equipamentos de monitoramento do sono menos invasivos estão surgindo.

Com o passar do tempo, o custo de produção desses equipamentos vem diminuindo, possibilitando o desenvolvimento de tecnologias mais acessíveis, simples e precisas.

É o caso da actigrafia. Conheça essa tecnologia e seus benefícios no artigo de hoje.

Mas afinal, o que é actigrafia?

Actigrafia é uma tecnologia de avaliação do sono, não invasiva, que acontece através do actígrafo (ou sensor de actimetria), que é normalmente um dispositivo similar a um relógio de pulso. Este dispositivo, através da luz e do movimento, consegue detectar todos os deslocamentos do paciente e enviar relatórios para um computador.

Ou seja, o actígrafo é capaz de saber quando você acorda, detectar suas atividades durante o período de sono e gerar dados como: a quantidade de horas que você dorme por noite, o tempo total que você fica acordado no dia, o número de vezes que você desperta à noite, entre outras informações relevantes a análises.

Sim, caso você esteja se perguntando, essa é a tecnologia que alguns smartwatches e smartbands usam para fazer o monitoramento do sono.

Quais os benefícios da actigrafia?

O exame que utiliza essa técnica também se chama actigrafia e tem como objetivo auxiliar no diagnóstico de distúrbios do sono, fazendo avaliações em pacientes com alguma suspeita de problemas do ritmo circadiano.

O paciente fica com o dispositivo no pulso, pelo período de tempo exigido pelo médico, geralmente de 1 a 4 semanas, e segue sua vida normalmente. 

Veja alguns dos benefícios da actigrafia:

  • Mais barato que outros exames do sono
  • Menos complexo que outros exames do sono
  • Não é necessário dormir na clínica
  • O paciente consegue manter sua rotina de sono, sem precisar se adaptar a fios
  • O exame é indolor e sem desconfortos
  • O actígrafo gera diversos dados do sono do paciente, facilitando a análise do médico
  • O exame auxilia no diagnóstico de distúrbios do sono como síndrome das pernas inquietas, insônia, sonolência diurna e outros problemas.

Actigrafia x polissonografia: qual a diferença?

Como falamos no artigo sobre o tema, a polissonografia é um exame mais preciso pois consegue medir outras atividades realizadas pelo corpo durante o sono, como as atividades cerebrais, cardíacas, musculares e respiratórias.

Apesar de hoje em dia poder ser realizada em casa, a polissonografia é um exame que mais comumente é feito em clínicas de diagnóstico por conta da sua complexidade. A polissonografia não é um exame confortável porque depende dos fios e sensores que são colocados no corpo do paciente.

Porém, o leque de distúrbios que podem ser diagnosticados através da polissonografia é maior. Além da insônia, síndrome das pernas inquietas e sonolência diurna, é possível identificar problemas como apneia do sono, narcolepsia, paralisia do sono e bruxismo, por exemplo.

No entanto, é muito comum que os médicos solicitem uma actigrafia como um exame complementar para ajudar no diagnóstico com mais informações.

Vale lembrar que, de acordo com os estudos da Revista Science Advanced, o Brasil é o terceiro país que menos dorme no mundo. E, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 40% dos brasileiros sofrem de algum distúrbio de sono.

Portanto, se você desconfia que está passando por algum tipo de problema decorrente da privação de sono, procure um médico especializado, ou um médico de sua confiança para lhe indicar um profissional específico, que vai avaliar o seu caso e a necessidade dos exames.

Clique aqui para escolher sua próxima leitura e compartilhe este artigo com alguém que ainda não conhece os benefícios da actigrafia.

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email