Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

07 de novembro, 2022

Power nap: conheça o cochilo restaurador

Power nap: conheça o cochilo restaurador

Na correria do dia a dia às vezes dá vontade de tirar um cochilo. Mas tem gente que fica com medo de acordar mais cansado ou não sabe qual o tempo ideal para esse tipo de descanso. Uma boa solução para esse problema é o power nap (“cochilo poderoso”, em uma tradução livre). 

Antes de seguir com o post explicando o que é o power nap, vale ressaltar que cochilar não é um problema. Inclusive o hábito é até mesmo genético. Dar uma cochilada pode estar associado a mecanismos biológicos e genes específicos, de acordo com uma pesquisa liderada pelo Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos. 

Aqui no Persono já demos todo o passo a passo para um cochilo perfeito, que não vai atrapalhar sua noite de sono. 

O que é o power nap?

O power nap é uma soneca que ajuda a dar uma turbinada na disposição. Funciona assim: você tira um cochilo curto durante o dia e acorda se sentindo com mais energia para finalizar as tarefas que ainda faltam.

Quanto tempo deve durar o power nap?

Não vá pensando que é para deixar tudo de lado e dormir muito durante a tarde. O power nap não pode ser longo. Ele deve durar de 10 a 30 minutos. Cochilos mais longos ao invés de ajudarem a dar mais disposição podem fazer com que você acorde grogue, além de afetar a qualidade do seu sono noturno. 

Isso porque um tempo mais longo acaba nos levando a estágios mais profundos do sono que não são os ideais para acordar. Testes cognitivos mostraram que pessoas que acordaram nessa fase, conhecida como Não-REM N3, tiveram a atividade cerebral prejudicada por até uma hora.

Os benefícios do cochilo

O cochilo durante o dia gera uma série de benefícios para o corpo e a mente. Uma soneca curta pode diminuir a sensação de sonolência. Além disso, é possível sentir melhoras no:

  • Humor;
  • Estado de alerta;
  • Memória de curto prazo;
  • Foco e concentração.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, inclusive comparou o power nap ao café. A conclusão foi de que o cochilo melhorou a memória dos participantes. Já a cafeína não apresentou efeitos. Em alguns casos, ela até piorou o desempenho das pessoas.

Se preparando para um power nap

Existem algumas dicas para ajudar a tirar o melhor proveito do power nap e não perder a hora de acordar. Primeiro, não esqueça de colocar um alarme para tocar. Defina o tempo entre 10 ou 30 minutos.

Segundo, procure cochilar o mais cedo possível. Isso não significa que o cochilo tem que ser ainda no turno da manhã. O ideal é evitar que esse momento seja perto da hora que você dorme de fato, pois assim você evita ficar sem sono durante a noite.

Por fim, escolha um lugar tranquilo para tirar seu cochilo. Deixe a temperatura ambiente agradável, apague a luz e fique de uma maneira que se sinta confortável. É uma preparação semelhante a que você faz quando vai dormir a noite.  

Power nap não é a solução para distúrbios do sono

O power nap não pode ser confundido como uma solução para os distúrbios do sono, como insônia ou apneia. Se existem problemas que impedem você de dormir bem a noite e refletem na sua disposição durante o dia, é preciso conversar com um médico.

A sensação constante de sonolência durante o dia inclusive pode ser privação de sono causada por algum distúrbio que talvez você desconheça. O profissional de saúde vai solicitar exames, fazer o diagnóstico e indicar o tratamento ideal para o seu caso. Nada disso impede que você pergunte a ele se é possível manter o hábito de cochilar durante o dia.

Bom cochilo!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email