Entenda os resultados do monitor de sono do Persono

08 de novembro, 2021

Entenda os resultados do monitor de sono do Persono

Já está sabendo da novidade? O Persono lançou no último mês de outubro sua primeira tecnologia, o Travesseiro Persono, que monitora a qualidade do sono usando um sensor exclusivo. Na manhã seguinte, é só usar o Bluetooth para enviar os dados e ter acesso aos resultados do monitor de sono no aplicativo para celular. 

Agora… que resultados são esses?

Reunimos aqui neste post alguns dos dados que o sensor Persono Sense capta e manda para o seu app na forma de análises que vão te ajudar a dormir melhor. Quer ver só?

Como interpretar os  resultados do monitor de sono do Persono

Linha do tempo

A primeira coisa que você vê assim que abre o aplicativo Persono (depois de já ter conectado o travesseiro ao smartphone) é a sua linha do tempo, que mostra a evolução do seu sono desde que você começou a monitorá-las com a nossa tecnologia.

Essa é uma forma de comparar dia após dia como foram as suas noites e entender de maneira fácil quais foram melhores. 

Por exemplo: você desperta pela manhã sentindo que dormiu mal e não descansou, mas não lembra de ter acordado de madrugada. Pode ser que você tenha se mexido mais do que o normal e na linha do tempo você vai identificar isso com facilidade.

Clicando nas barrinhas de cada dia você acessa a tela de resultados individuais de cada dia.

Resumo do Sono

Uma forma simples e direta de avaliar a qualidade do sono. Você vai entender se dormiu bem de acordo com critérios usados no mundo inteiro. 

Se você estiver com pressa e não olhar os dados da noite com detalhe, o resumo do sono tem tudo de mais importante que você precisa saber.

Tempo na cama e tempo dormindo

Um dos critérios da qualidade do sono mais importantes é a eficiência do sono, que nada mais é do que a diferença entre o tempo que você passa na cama e o tempo que você está efetivamente dormindo.

O número mágico, neste caso, é 85%. No mínimo. Ou seja, a cada hora que você passa na cama, ao menos 51 minutos deveriam ser dormindo e não “fritando” no colchão.

Por isso saber quanto tempo você passou na cama e quanto tempo de sono você estava de fato dormindo é tão importante.

Regularidade

Quando falamos de sono, a regularidade é tão importante quanto a quantidade de horas. Por regularidade do sono entende-se dormir e acordar todos os dias em horários aproximados, incluindo férias, feriados e finais de semana.

Isso evita o chamado jetlag social, que nada mais é do que essa mudança do horário de dormir e acordar entre os dias regulares e os de descanso, quando tentamos “compensar” o sono perdido. Sono não se recupera e nem se compensa

Utilizando barrinhas coloridas, o aplicativo Persono vai dizer se você dormiu dentro do período estipulado por você mesmo quando o instalou pela primeira vez.

Horário em que se deitou e se levantou 

Para atingir a regularidade do sono, é preciso um pouco de disciplina, que quando falamos de dormir ganha o nome de higiene do sono. Isso quer dizer que você tem uma rotina para a hora de dormir e que essa rotina ajuda você a se desconectar pouco a pouco.

Como querer ter um sono regular se cada noite você vai para a cama em um horário diferente? Claro, você vai sair de festa e ter compromissos noturnos, mas quanto mais regular, melhor. 

Já o tempo para levantar da cama ajuda a acordar com mais disposição. E isso inclui não usar a função soneca do celular, viu?

Tempo para começar a dormir

Você sabia que o recomendado é que o tempo entre se deitar e começar a dormir, chamado de latência do sono, seja de no máximo 30 minutos?

Mais do que isso, você começa a ficar ansioso, o que torna a transição para o sono ainda mais difícil. É um efeito bola de neve: quanto mais se leva para dormir, mais difícil é efetivamente começar a dormir. Isso inclui os dias seguintes, já que o cérebro começa a associar a cama ao estresse.

Por isso é importante saber esse tempo. Mas a dica mais importante é: se você perceber que está rolando no colchão há muito tempo, levante-se, vá ler um livro a meia luz, escutar uma meditação guiada… Algo tranquilo. Volte para a cama apenas quando o sono bater de novo. 

Ficou com alguma dúvida sobre os resultados do monitor de sono do travesseiro com a tecnologia Persono embutida? É só deixar um comentário no nosso Instagram que a gente vai responder.

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