Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

13 de março, 2024

Alimentação pesada: comer mal é motivo para perder o sono

Alimentação pesada: comer mal é motivo para perder o sono

O que você come vai definir como você dorme. Isso acontece porque a alimentação e o sono tem uma relação bilateral, o que significa que um influencia diretamente no outro. Você já deve ter percebido como esse relacionamento funciona. É só lembrar dos jantares com aquela massa ou aquela carne que fizeram você rodar na cama tentando dormir. A alimentação pesada está entre os 10 motivos que fazem os brasileiros perderem o sono.

O estresse, a preocupação com o trabalho e as finanças, o uso de telas e a vida social muito agitada são outras razões que tiram a vontade de dormir. Elas apareceram na pesquisa Acorda, Brasil!, que traçou o perfil do sono do brasileiro. Entre os diversos dados levantados e consolidados pelo Persono, a plataforma de human analytics da MindMiners e a consultoria Unimark/Longo, apareceram também:

  • Percepção do próprio sono;
  • Despertares noturnos;
  • Atenção e disposição ao acordar;
  • Cronotipos;
  • Latência do sono;
  • E muito mais!

Ficou interessado na pesquisa Acorda, Brasil!? Para acessar todos os dados, baixe a pesquisa aqui.  

Por que evitar uma alimentação pesada antes de dormir

Se você quer ter uma boa noite de sono deve evitar alimentos que tiram o sono e dão energia. Alguns são bem conhecidos, como o café. A cafeína, substância encontrada nessa bebida, é um estimulante para o cérebro. 

Mas quando falamos de alimentação pesada, você deve estar pensando naquele mega hambúrguer. É mais ou menos por aí! Devemos evitar antes de dormir:

  • Frituras e alimentos gordurosos – a gordura atrapalha a desaceleração do metabolismo, necessária para o corpo ter um bom descanso;
  • Carne vermelha – este alimento tem um processo de digestão mais lento, o que prejudica a qualidade do sono;
  • Alimentos açucarados – assim como a cafeína, eles acabam se tornando estimulantes.

Atenção! Os alimentos ricos em carboidratos, se ingeridos por volta de uma hora antes de dormir, podem aumentar o tempo que levamos para pegar no sono. Este nutriente também prejudica a quantidade de horas de sono e causa mais despertares noturnos.

Que horas devo comer para dormir bem?

Evite comer muito perto da hora de ir para a cama. O alimento estará nos estágios mais iniciais da digestão, o que aumenta o risco de refluxo ácido. As consequências são problemas tanto para o seu sistema digestivo, com o estômago sofrendo, quanto para a qualidade do seu sono. 

Tenha mais cuidado com alimentos muito apimentados e condimentados (que de maneira natural acendem um sinal de alerta para o sistema digestivo). Pesquisadores concordam que o ideal é esperar de duas a três horas após o jantar para deitar para dormir.

Quanto ao carboidrato, se ingerido no tempo certo, não é necessariamente um vilão. Comer alimentos com este nutriente quatro horas antes de deitar pode diminuir o tempo que esperamos para dormir.

Se por algum motivo você tiver que jantar em um horário perto da sua hora de dormir, escolha os alimentos que são digeridos mais facilmente, como proteínas brancas, folhas verdes, caldos e sopas.

Alimentação é assunto sério!

Você já deve ter esbarrado com alguma dieta milagrosa na internet. Tenha muito cuidado! Se você busca melhorar a sua alimentação ou sente que ela pode ser a responsável por algum problema, marque uma consulta com um nutricionista. É este profissional de saúde que tem a capacidade de prescrever dietas.

E nada de imitar o plano alimentar de outras pessoas. Cada corpo tem necessidades nutricionais diferentes. O nutricionista vai ajustar a sua alimentação baseado no que o seu organismo precisa. Não deixe de compartilhar com ele ou ela a suspeita de que o que você come está prejudicando a qualidade do seu sono.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email