Será que você dorme bem de verdade? Faça o teste e descubra!

16 de novembro, 2021

Será que você dorme bem de verdade? Faça o teste e descubra!

Você dorme bem? Você acha ou você tem certeza? Aliás, você sabe o que realmente é dormir bem?

O Persono preparou um teste para te ajudar a entender se o seu sono está bom baseado em critérios usados por médicos e cientistas especializados no assunto. Antes de fazer o teste, que tal conhecer alguns desses critérios?

Como saber se você dorme bem ou não

Por incrível que pareça, não existe uma definição simples do que é dormir bem, mas há um motivo para isso. 

O sono de qualidade é um conjunto de evidências que indicam se a sua noite foi restauradora ou não. Aliás, esse já é um desses critérios: acordar com energia, disposto e pronto para mais um dia. Por outro lado, acordar cansado pode ser sinal de pouco sono profundo, responsável pelo relaxamento do corpo e da mente. 

Poderíamos seguir por horas explicando as características da qualidade de sono, mas para tentar simplificar essa compreensão, a Divisão de Medicina do Sono da Universidade de Stanford determinou quatro indicadores que são excelentes sinais de que uma pessoa dorme bem: 

  • Latência do sono inferior a 30 minutos, ou seja, o tempo entre se deitar e dormir é menos que meia hora;
  • No máximo um despertar no meio da noite;
  • Volta dormir em 20 minutos caso acorde de madrugada;
  • Dorme 85% do tempo que está na cama. 

Esses indicadores, como o próprio nome sinaliza, apenas indicam que as coisas vão bem no seu sono, mas eles precisam ser analisados em conjunto e somados a outros fatores menos mensuráveis, como a restauração mencionada anteriormente ou a sonolência diurna.

Veja este exemplo: alguém que cai no sono assim que encosta no travesseiro e dorme bastante horas, mas passa o dia todo com bocejando e “pescando”. O fato de que ela começa a dormir rapidamente é sinal que o seu sono é bom, certo?

Não necessariamente. Esse sono excessivo e prolongado, quando frequente, pode ser sinal de que algo não vai bem com a sua saúde. Um resfriado, casos de depressão e lesões cerebrais são alguns dos casos que podem acarretar essa sonolência exagerada. Isso sem falar nas hipersonias primárias, como a narcolepsia. 

Por tudo isso, explicar o que é dormir bem acaba sendo mais complicado do que pode parecer. Mas com o teste abaixo, essa resposta vai ficar mais clara para você.

Teste: Você dorme bem? Escala de Qualidade do Sono - Sleep Quality Test (SQS)
Clique na imagem ou no link a seguir para começar o teste:
Escala de Qualidade do Sono

Boa noite!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email