Qual é a hora certa de trocar travesseiros e colchões

19 de agosto, 2021

Qual é a hora certa de trocar travesseiros e colchões

Seu travesseiro e o seu colchão são companheiros das suas noites de sono e te ajudam a descansar e se preparar para suas atividades. Por isso, eles precisam estar em boas condições para garantir um sono adequado e qualidade de vida. 

Assim como outras peças na sua casa, eles têm um tempo máximo de uso. Quer saber se está na hora de trocar esses itens tão importantes? Confira esses sinais!

1 – Tempo de uso

Recomenda-se que a troca de travesseiros seja realizada a cada dois anos, pois após esse tempo, aproximadamente 25% do peso da peça é composto por ácaros e bactérias. Para que ele continue confortável e mais limpo dentro deste prazo, invista em um protetor de travesseiro e higienize-o, seguindo as instruções do fabricante.

Para os colchões, a durabilidade pode variar, dependendo do modelo, do uso e dos cuidados que você tiver com o produto. Em média, o “prazo de validade” de um colchão varia entre cinco e dez anos, desde que higienizado com frequência, girado a cada dois meses e utilizado apenas à noite. 

Esse tempo de uso pode ser otimizado com o investimento em peças complementares, como protetor de colchão e pillow top. Eles ajudam a manter o tecido limpo e sem manchas por mais tempo. 

2 – Crises alérgicas ao acordar

Trocar a roupa de cama semanalmente e as fronhas duas vezes por semana é fundamental para manter sua saúde respiratória e da pele. Se você já faz isso e os problemas respiratórios persistem pelas manhãs, considere fazer a troca do travesseiro e do colchão.

3 – Dores frequentes nas costas e pescoço

Com o tempo de uso, as espumas dos travesseiros e colchões começam a reduzir de tamanho e ficam deformadas. Peças desniveladas podem comprometer a saúde da sua coluna, além de desencadear dores e até torcicolo. 

4 – A espuma demora para voltar ao normal

Se você consegue ver “buracos” na espuma ou, depois que levanta, o colchão e o travesseiro demoram para voltar à forma de antes, está na hora de trocá-los por modelos novos, que vão oferecer a sustentação que você precisa. 

5 – As peças estão com aparência de velhas

Rasgos, manchas, tecido amarelado, odores e deformidades na espuma são indícios de que a vida útil desses itens está chegando ao fim. É melhor substituir as peças antes que elas resultem em algum malefício para a sua saúde.

Detectou alguns desses problemas aí na sua cama? Visite o nosso site e encontre os colchões e travesseiros que combinam mais com a sua maneira de dormir!

ARTEX
Há 85 anos, a ARTEX leva aconchego aos lares dos brasileiros em forma de produtos de cama, banho e decoração com estilo e qualidade. Uma marca apaixonada por tendências, democrática e inovadora, que não deixa de lado a elegância e a busca por excelência que a consolidaram no mercado nacional.

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email