Para aprender sobre o sono e dormir melhor: 8 dicas de podcasts

28 de maio, 2021

Para aprender sobre o sono e dormir melhor: 8 dicas de podcasts

Você faz parte do grupo de pessoas que é viciado em podcasts? Se for, esse post é para você. Se não for, esse post também é para você, porque a gente tem certeza de que depois de ler as nossas sugestões de podcasts sobre o sono você vai ficar com vontade de conhecer.

Somente no Spotify, que começou a distribuir o formato em 2019, há quase 2 milhões de podcasts cadastrados e com números vertiginosos. Somente no terceiro trimestre o consumo dessa mídia cresceu 200% na plataforma, chegando a engajar 22% dos seus usuários, o que corresponde a mais de 70 milhões de pessoas. 

No Brasil, os números absolutos também surpreendem. Segundo o IBOPE, aproximadamente 40% da população de internet do país já consumiu, em algum momento, podcasts. Por outro lado, 32% das pessoas sequer sabem do que se trata, mostrando que ainda há muito espaço para ele.

Mas… o que o sono tem a ver com isso? Tudo. Há diversos podcasts dedicados a quem quer dormir bem e outros tantos que já dedicaram episódios especiais ao tema. O time de Conteúdo do Persono preparou uma lista de recomendações para garantir a sua boa noite de sono em versão áudio.

8 podcasts sobre o sono pra você colocar na sua playlist

Todas as nossas recomendações de podcasts dedicados a assuntos do sono terão link direto para a plataforma (ou plataformas) nas quais você poderá ouvi-las.  

1. The Snooze Button

Idioma: Inglês

Plataformas: Spotify, Apple Podcasts, Google e site próprio

Podcast dedicado ou episódio: Podcast dedicado

Duração: Varia de acordo com o episódio

O jornalista canadense Neil Hedley comanda esse podcast que já tem quase 50 episódios divulgados gratuitamente. Em cada um deles, um assunto específico é abordado, desde os efeitos da pandemia de Coronavírus no sono das crianças e meditação, até sono em momentos de estresse e trauma e os efeitos do horário de verão no nosso descanso.

Alguns capítulos também são dedicados a curiosidades, como um bate-papo com a astronauta Nicole Scott, décima mulher a andar no espaço. Scott, Mestre em Engenharia e Engenheira Aeroespacial, fala sobre os desafios de dormir com gravidade zero e os efeitos disso no corpo. Afinal, na Estação Espacial há um pôr do sol a cada 90 minutos. Não tem cronotipo que aguente…

2. Boa noite, com Dra. Andrea Bacelar

Idioma: Português

Plataformas: Spotify e Deezer

Podcast dedicado ou episódio: Podcast dedicado

Duração: Cada episódio dura entre 15 e 30 minutos

O podcast “Boa Noite” é comandado pela médica neurologista Dra. Andrea Bacelar, presidente da ABS – Associação Brasileira do Sono e advisor científica do Persono.

Ao longo dos 26 episódios lançados até o momento, a Dra. Andrea vai respondendo as dúvidas mais comuns sobre o sono e derrubando mitos que são dados como certos por muita gente.

Por exemplo, roncar é normal? A resposta é: depende. Antes de se preocupar e procurar um médico, é preciso entender a frequência e nível de ruído deste ronco e se ele não pode estar associado a uma mudança de rotina saudável, como a interrupção de exercícios físicos. Porque, dependendo do quanto uma pessoa ronca, isso pode ser um sintoma de apneia do sono.

3. Bem-Estar & Movimento – Marcio Atalla / CBN

Idioma: Português

Plataformas: Spotify, Audio Globo, Apple Podcasts

Podcast dedicado ou episódio: Episódios sobre vida saudável

Duração: Drops de até 5 minutos

O Professor de Educação Física e pós-graduado em Nutrição, Marcio Atalla ficou conhecido no Brasil com o quadro “Medida Certa” no Fantástico. Colaborador da Rádio CBN, Marcio agora tem um podcast de drops nos quais responde a dúvidas comuns das pessoas sobre vida saudável e saúde.

Em alguns episódios, por exemplo, ele fala sobre os benefícios dos exercícios físicos para além do controle de peso e os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas no descanso. 

4. TEDTalks Saúde

Idioma: Variados 

Plataformas: Apple Podcasts e PodBean

Podcast dedicado ou episódio: Episódios

Duração: Variável

O TEDTalks é referência quando o assunto é depoimentos de especialistas dos mais diversos campos. Mas você sabia que alguns dos conteúdos de maior sucesso da plataforma também estão disponíveis em diferentes podcasts e séries temáticas?

A editoria de saúde traz, por exemplo, a apresentação “O Sono é Seu Superpoder”, de Matthew Walker, professor de neurociência e psicologia na Universidade da Califórnia, Berkeley. Durante 20 minutos, o professor Walker fala sobre os perigos de dormir mal

“Vocês devem ter ouvido falar da velha máxima de que você pode dormir quando estiver morto. Estou falando sério agora: é um conselho mortalmente imprudente.(…) Há uma verdade simples: quanto mais curto for seu sono, mais curta será sua vida”, explica o professor.

Também está disponível nessa versão a apresentação “Os benefícios do sono profundo e como aproveitá-lo mais”, do Dr. Dan Gartenberg.

5. Nova Acrópole Podcast Filosofia 

Idioma: Português

Plataformas: Spotify, Apple Podcasts e Google

Podcast dedicado ou episódio: Episódio – Reflexões filosóficas sobre o sono

Duração: 36 minutos

O sono também é uma questão filosófica. Em 400 a.C e apesar das concepções médicas incorretas da época, Aristóteles já entendia que dormir era uma necessidade vital.

Neste episódio do podcast dedicado à filosofia, são tratados temas como ciclo do sono e suas implicações e a arquitetura do sono. Dentro do ponto de vista da filosofia, o sono tem relação, entre outros, com o mito grego de Hipnos, o filho da noite e irmão gêmeo da morte. 

Vale a pena conferir!

6. Não existe vida sem sono – Jornal USP No Ar

Idioma: Português

Plataformas: Spotify, Apple Podcasts e site próprio

Podcast dedicado ou episódio: Episódio 

Duração: 26 minutos

Podcast científico brasileiro sobre o sono? Tem sim, graças ao Jornal USP No Ar, entregue também pela ferramenta de podcasts do Spotify.

Neste episódio, podemos acompanhar uma entrevista com o especialista em neurologia e sono Alan Luiz Eckeli, da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, que fala sobre uma das piores consequências de dormir mal: a diminuição da expectativa de vida e os prejuízos à memória e atenção, entre outros.

7. O teu mal é sono

Idioma: Português (de Portugal)

Plataformas: Spotify, Google, Apple Podcasts e Anchor FM

Podcast dedicado ou episódio: Podcast

Duração: Variável

Também dá pra falar sobre sono com bom humor, sim! É o que provam as portuguesas Bruna Reis e Sofia Rebocho no podcast O teu mal é sono. Aliás, quem nunca ouviu essa frase?

A dupla, que classifica o sono como “uma das áreas das neurociências mais interessantes”, aborda temas como os distúrbios do sono, sono infantil, saúde mental, medicina do sono e como dormir em tempos de pandemia e confinamento.

Destaque especial para o episódio 5, de junho de 2020, quando o tema foi os mitos do sono, como se podemos ou não acordar sonâmbulos e se o vinho ajuda mesmo a dormir melhor. Será?

8. Sleep With Me

Idioma: Inglês

Plataformas: Spotify, Google, Apple Podcasts e site próprio

Podcast dedicado ou episódio: Podcast

Duração: Variável, sempre acima de uma hora

E se ao invés de um podcast falando sobre o sono, existissem podcasts que te fazem dormir? Existem, vários. O pioneiro deles é o Sleep With Me. 

A ideia é simples (e genial):duas vezes por semana, o apresentador Drew Ackerman lança um novo episódio abordando um tema aleatório e, em geral, bastante chamativo. A maneira de apresentar o tema, porém, é o segredo do sucesso. Drew faz isso de maneira cada vez mais maçante, para ajudar os seus ouvintes a se distraírem e, pouco a pouco, pegarem no sono.

O objetivo é ajudar o ouvinte insone e ansioso a focar na história que ele está contando e se desconectar dos problemas. Se você tem dificuldades para pegar no sono, esse é o podcast pra você.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email