Desmentindo as mentiras dos coaches sobre produtividade

27 de julho, 2021

Desmentindo as mentiras dos coaches sobre produtividade

Você abre o Instagram, elas estão lá. Abre o Twitter e também as encontra. No LinkedIn então, nem se fala. A cada dois posts, três são com frases motivacionais de pessoas contando o seu verdadeiro segredo do sucesso. Será? Será que esses discursos de coaches de produtividade, cheio de loucuras, realmente funcionam?

A curto prazo pode ser que eles tragam algum resultado e você acabe se empolgando, achando que achou um pote de ouro no final do arco-íris. Mas, spoiler alert: esse pote tem no máximo uma moedinha amaldiçoada.

Amaldiçoada porque grande parte dessas dicas envolvem alguns conselhos que atrapalham a qualidade e duração do sono e em consequência, podem trazer prejuízos à saúde, à performance e à produtividade. 

Usando a ciência para desmentir as mentiras dos “coaches” sobre produtividade

A gente seria capaz de apostar os dedos de uma mão que você já ouviu pelo menos metade delas…

Trabalhe enquanto eles dormem

O clássico dos clássicos quando falamos sobre coaches, produtividade e péssimas ideias. Por quaisquer perspectivas que você olhe essa frase, ela está errada.

Essa frase normalmente é sinônimo de “acorde às 5 da manhã e vá para a cama à 1”. Só que além de todos os prejuízos de dormir pouco à saúde, a sua produtividade também vai sofrer. É isso mesmo: pouco sono é sinônimo de queda de produtividade.

Um dos efeitos mais imediatos de dormir mal é a diminuição das funções cognitivas, deixando você mais lento, menos alerta, menos preparado para situações de estresse e incapaz de tomar decisões de maneira racional. Todos são ingredientes da receita do fracasso.

Ainda dá pra interpretar essa frase de maneira literal: trabalhe à noite, enquanto eles estão dormindo. De fato, em algumas profissões o turno noturno é necessário, mas ele deve ser evitado ao máximo. Além de significar uma dissonância total com o seu ritmo circadiano, fazendo você trabalhar quando a sua produtividade é mais baixa, isso aumenta o risco de um distúrbio do sono

“Ninguém muda o mundo trabalhando 40 horas por semana”

A frase infame pertence a ninguém menos que o bilionário Elon Musk, dono da Tesla. Ela foi publicada pelo próprio Musk em seu Twitter.

Bom, outros empresários discordam e eles estão tendo excelentes resultados por isso. Ao redor do mundo, empresas já estão trabalhando um esquema laboral de horas reduzidas, com quatro dias de trabalho e três de descanso ao invés do 5-2. 

A prefeitura de Reykjavík, capital da Islândia, testou o sistema entre 2015 e 2019 com mais de 2500 funcionários; eles passaram a trabalhar 36 horas por semana, divididos em quatro dias. Antes, eram 40 horas em cinco dias. Não houve redução salarial.

Na grande maioria dos locais, trabalhar menos horas fez a produtividade aumentar ou, na pior das hipóteses, ficar estável. Atualmente, 86% da população economicamente ativa islandesa tem direito, ou terá em breve, de mudar permanentemente para quatro dias de trabalho, o que prova que trabalhar mais não é sinônimo de trabalhar melhor.

“O seu corpo acabará se adaptando a dormir menos”

Mentira e mentira das grandes. Se uma única noite ruim de sono derruba sua resposta cognitiva, um conjunto delas faz um estrago ainda maior. 

A falta de sono a longo prazo aumenta o risco de hipertensão, AVC, infarto e derruba a sua imunidade.

A diminuição da sonolência que algumas pessoas percebem depois de algumas semanas dormindo mal consecutivamente não é um sinal de que o corpo “se acostumou” a dormir menos, mas sim de que você se “acostumou” a funcionar com menos potência

A sua criatividade e o seu tempo de reação, entre outros, não “voltam” ao normal, é você que se adapta a eles sendo mais fracos. Para recuperá-los, é preciso dormir. 

“Pra que dormir? No final de semana você compensa o sono”

Já reparou como as maiores mentiras sobre a produtividade andam em círculos ao redor de mitos sobre o sono? Essa é uma delas. 

Vamos repetir essa frase aqui no Blog do Persono quantas vezes forem necessárias: sono não é cheque que pode ser compensado. O sono é mais parecido com o Pix: uma vez enviado errado, você até consegue receber o dinheiro de volta, mas esse é um processo trabalhoso. 

O sono passa por diversas fases, cada uma delas com suas funções específicas, como limpeza da memória e fixação de aprendizados. Para isso, é preciso dormir bem todas as noites. Você não pode contar com o sono de sábado para fixar o que aprendeu na aula de segunda-feira.

“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”

Quem nunca ouviu essa frase que atire a primeira pedra. Mas calma, a gente não está sugerindo que você fure prazos e culpe o seu sono ou a sua produtividade por isso, mas sim que, na dúvida, durma em cima de uma ideia

A expressão inglesa “sleep on it” é muito mais do que um simples ditado popular; ela tem um fundamento científico.

Uma boa noite de sono é essencial para o processamento das memórias e das emoções e o desenvolvimento da criatividade. É por isso que, muitas vezes, você consegue solucionar pela manhã aquele problema que na noite anterior parecia impossível.

Então às vezes deixar para amanhã o que você não consegue fazer hoje pode ser uma excelente ideia.

“Copiar os hábitos de pessoas de sucesso vai te fazer ter sucesso”

Marissa Mayer, CEO do Yahoo, dorme quatro horas por noite, o mesmo que Martha Stewart. Churchill dormia apenas cinco horas, tempo similar a Bob Iger (ex-CEO da Disney) e Tim Cook (Apple).

Isso quer dizer que pra ter sucesso você precisa fazer a mesma coisa que eles? Não se você quer ter uma vida longa e saudável.

E se for para dar exemplos, aqui vão mais alguns: Jeff Bezos, CEO da Amazon e mais novo astronauta, dorme 8 horas por noite. O clube dos 8 também tem como membros Oprah Winfrey, Arianna Huffington, Warren Buffett e Alexis Ohanian (fundador do Reddit). Tom Brady vai além e dorme 9 horas por noite.

Então já sabe. Se você quer aumentar a sua produtividade, deixa de escutar essas besteiras dos coaches sobre produtividade e vai dormir. 

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email