Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

15 de outubro, 2020

Boa noite e bom dia!

Boa noite e bom dia!

Se você é fã de automobilismo já deve ter ouvido falar que “uma corrida se ganha no box”. É a véspera da largada, com os mecânicos ajustando o motor, regulando a aerodinâmica, checando cada detalhe, que faz toda a diferença na hora em que o piloto acelera na pista.

Com a vida humana, também é exatamente assim. Porque, na verdade, o nosso dia começa na hora em que a gente vai dormir. É lá, na hora em que estamos relaxados, desconectados, imóveis, que nosso organismo está se ajustando para a próxima jornada.

É até difícil de imaginar quanta coisa importante acontece enquanto e porque a gente dorme!

De maneira simplificada, dormir é uma atitude involuntária e programada para ajudar no processo de manutenção do nosso organismo.

Ao dormirmos, estamos promovendo a recuperação muscular e energética, regulando nossos hormônios e nossa pressão arterial, consolidação da nossa memória, eliminando inflamação do nosso cérebro e ainda reorganizando nossos neurônios e circuitos neurais.

Na verdade, o sono de qualidade ajuda em várias dimensões da nossa saúde.

Do ponto de vista cerebral e cognitivo, fortalece a memória, previne a depressão, melhora a aprendizagem e estimula a criatividade.

Na parte cardiovascular, ajuda a controlar a hipertensão e reduz o risco de doenças.

Em termos imunológicos, mantém a produção de anticorpos que nos defendem dos vírus.

Falando de metabolismo, ajuda a controlar o diabetes e prevenir obesidade.

E na parte reprodutiva, mantém os níveis normais de testosterona para os homens e a capacidade reprodutiva feminina.

E para completar, ainda evita mutações no DNA, reduzindo a possibilidade de problemas congênitos em seus descendentes.

Sabe porque o sono é capaz de tanta coisa boa?

Principalmente porque é justamente no período em que ele acontece, que uma série de hormônios estão sendo produzidos e liberados em nosso organismo.

Na verdade, ao longo de todo o dia, nosso organismo produz uma série de diferentes hormônios, cada um com sua função.

Mas à noite, mais ou menos das 23:00 às 7:00, é que começamos a produzir hormônios importantes para tudo o que falamos até agora.

Por exemplo: o hormônio para estimular a tireóide, o do crescimento (Já ouviu falar que quando a gente dorme, a gente cresce? É por isso!), o da produção de leite, para a defesa imunológica, proteção cardíaca, anti-infecciosos, para o sistema reprodutivo masculino, para controle do estresse, da pressão arterial, da função renal… é muita coisa.

É claro que se você passar esse período acordado, seu organismo também vai produzir tudo isso, mas vai produzir bem menos e pior. Afinal, seu corpo deverá estar preocupado com uma série de outras funções como movimento, raciocínio, visão, audição e não poderá focar como deve na produção e controle dessa quantidade de funções hormonais.

É por isso que, para fazer você dormir, assim que escurece, seu corpo começa a produzir um outro hormônio chamado melatonina, cuja principal função é deixar você com sono… desligar você para que todos aqueles outros hormônios possam ser produzidos do jeito que deve ser.

Nosso relógio biológico, que os estudiosos chamam de ritmo circadiano, segue o ritmo da natureza, do sol e da lua e é tão bem feito, que a tal melatonina que deixa a gente com sono só começa a ser liberada quando escurece e quando começa a ficar claro, a amanhecer, deixa de ser produzida para que a gente volte a acordar.

Além de liberar todos esses hormônios, que fazem tantas coisas boas para o nosso organismo, é no período de sono que nosso cérebro faz um tipo de faxina, limpando uma série de impurezas inflamatórias que o processo cerebral acumula ao longo do dia.

Ao fazer essa limpeza os neurônios e os circuitos entre eles são reordenados, reorganizados, surgindo novas conexões que, enquanto acordado, não estavam sendo feitas.

É aí, nessas novas conexões, que surgem as novas ideias, as novas soluções, a criatividade.

O gene da criatividade é ativado quando dormimos, gerando novas sinapses que podem criar soluções para os problemas que não conseguimos resolver, quando acordados.

É por isso que muitas vezes acordamos com a solução de um problema que na noite anterior não estávamos conseguindo resolver. E quando não conseguimos tomar a decisão diante de uma questão, costumamos dizer: “Vou dormir com o problema!” ou então “O travesseiro é meu melhor conselheiro.”

É isso mesmo: a sabedoria popular tem base científica.

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email