6 hábitos para dormir melhor em 2021

04 de janeiro, 2021

6 hábitos para dormir melhor em 2021

Dormir melhor é preciso! Seu corpo precisa do sono de qualidade para cumprir uma série de tarefas importantes e manter sua saúde em dia. Por isso, priorize o seu sono e faça o que estiver ao seu alcance para garantir sua qualidade e frequência.

Muita gente acredita não ser capaz de melhorar a qualidade do próprio sono, mas a verdade é que algumas mudanças na sua rotina podem fazer uma grande diferença. A chamada “higiene do sono” reúne uma série de possíveis novos hábitos que podem mudar o seu sono. Veja algumas dicas básicas que separamos para você:

Cuidado com as luzes
Todos os dias, à medida que anoitece, nosso corpo produz um hormônio chamado melatonina, que é o responsável por induzir o sono. A melatonina é secretada pela glândula pineal e a sua atividade é regulada pela presença ou não da luz. Quanto mais escuro, mais melatonina e é assim que nosso corpo sabe que está na hora de se recolher. O problema é que nos tempos atuais, com tantas luzes artificiais e o uso de telas como TV e celular (que possuem a chamada luz azul), nosso corpo pode “se confundir”, por isso é importante diminuir a exposição a estas luzes quando vai chegando a hora de deitar.

Desacelere
Relaxar é preciso. Se você estiver muito acelerado vai ser mais difícil pegar no sono, então evite trabalhar, fazer exercícios físicos ou outras atividades estimulantes logo antes de deitar. Estabeleça uma pausa entre estas atividades e a hora do sono para desacelerar.

Crie uma rotina
Ter um ritual pré-sono pode lhe ajudar e muito! Crie pequenos hábitos relaxantes para repetir diariamente e ensinar o seu corpo que está chegando a hora de dormir. Algumas opções são: tomar um banho morno, ler por alguns minutos, cuidar da pele ou mesmo diminuir a intensidade das luzes.

De olho no prato (e no copo)
O que você bebe ou come pode afetar muito o seu sono. Evite refeições pesadas à noite, tente não comer muito próximo da hora de deitar e dê preferência a alimentos que ajudem o sono. Bebidas com cafeína, como chá preto e café, também têm um grande impacto no seu sono, então fique de olho na quantidade e evite tomar por pelo menos seis horas antes de dormir. Bebidas alcoólicas também têm um impacto negativo no seu sono, como já contamos em outro post.

Toda noite importa

Ao contrário do que muitos acreditam, sono não é algo que possa ser compensado. Não adianta dormir pouco de segunda a sexta e “compensar” no final de semana. Nosso corpo tem uma necessidade diária de dormir bem para que todas as funções do sono sejam plenamente cumpridas, por isso, é muito importante ter uma rotina diária de sono, dormindo e acordando em horários próximos dia após dia e priorizando uma quantidade de horas de sono satisfatória.

Não tenha vergonha de procurar ajuda
Pode ser que você tenha algum distúrbio do sono ou uma dificuldade mais séria com o seu sono, então não desista caso a higiene do sono sozinha não consiga promover a mudança que você deseja. A medicina do sono é um segmento em ascensão e existem profissionais em todo o Brasil que podem lhe ajudar, por isso, não hesite em procurar ajuda médica. Aqui mesmo já entrevistamos a Dra. Andrea Bacelar, neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono, que falou um pouco mais sobre a medicina do sono no Brasil hoje.

Para aprender mais sobre sono, conhecer mais hábitos para dormir melhor e acompanhar outras dicas para dormir melhor, fique de olho nos nossos conteúdos aqui no blog, no nosso canal do YouTube e também no Instagram.

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email