3 dicas para escolher seu colchão ideal

18 de outubro, 2021

3 dicas para escolher seu colchão ideal

Nós já falamos por aqui sobre a importância da postura na hora de dormir. E um dos itens essenciais para manter a coluna alinhada à noite, além do travesseiro, é o colchão. É ele quem nos oferece estabilidade e conforto para que nossos corpos e mentes se recuperem de dias cansativos e estejam preparados para novos desafios! 

E por ser tão importante para a sua saúde e bem-estar, precisa ser selecionado e tratado com muito carinho. Confira algumas dicas para escolher e cuidar do seu novo colchão!

1 – Pesquise sobre a empresa

Saber mais sobre o histórico da empresa que comercializa um produto é fundamental para garantir que estamos fazendo a melhor compra. Por isso, ao buscar seu novo colchão, compre de uma marca consolidada, que tenha experiência no segmento e uma boa reputação.

O travesseiro Persono é usado para monitorar o sono e é recomendado pelos atletas do Time Brasil e pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro

No caso dos colchões, que são investimentos altos, isso é ainda mais importante. Por se tratar de um produto mais caro e que nos acompanhará por anos, o atendimento pós-compra é tão importante quanto a venda. Verifique se a empresa oferece garantia, política de troca e um período de teste.

2 – Leia a embalagem e busque mais informações

Verifique o peso máximo que o colchão suporta. Nenhum fabricante informa esse dado à toa, ao passar do peso máximo informado, você pode danificar o seu colchão e reduzir sua vida útil. Se a cama for compartilhada, some o peso de todas as pessoas que vão utilizá-la.

Informe-se sobre o tipo de espuma e qualidade do tecido. Todas essas informações são importantes no momento da escolha, pois cada camada do colchão tem um propósito na manutenção do seu bem-estar. Invista em modelos que receberam tratamentos antiácaro, antialérgico e antifungos, que ajudam a proteger sua saúde.

Confira a data de validade! Sabia que a resiliência e a maciez do colchão têm vida útil? Além disso, os colchões acumulam ácaros com o passar do tempo. Verifique a validade no momento da compra e fique de olho nisso para realizar a troca no período indicado.

3 – Atente-se ao tamanho e ao transporte

Escolha o melhor tamanho de colchão para a sua cama e para o seu estilo de vida. Antes de fazer a compra, meça a sua cama para ter certeza. Tem coisa pior do que comprar o colchão e descobrir que ficou maior ou menor do que a cama? Confira os tamanhos de colchão mais comuns atualmente:

  • Solteiro: 88cm x 1,88m
  • Casal: 1,38m x 1,88m
  • Queen: 1,58m x 1,98m
  • King: 1,93m x 2,03m

Ah, e verifique como transportá-lo. Parece bobagem, mas em alguns apartamentos e casas com escadas é difícil fazer o transporte de um colchão, sobretudo modelos de casal, queen e king. Considere escolher um modelo em caixa para facilitar sua vida. 

Cuidados para que seu colchão dure mais

O colchão é um grande investimento, então queremos que dure bastante! Alguns cuidados mais básicos são: não comer e beber em cima da cama, não passar o dia inteiro sentado ou deitado na cama e girar o colchão com a frequência indicada pelo fabricante.

Além disso, você pode investir em uma capa protetora para o colchão, que manterá o tecido limpo por mais tempo, protegendo de suor, poeira e outras eventuais sujeiras. Outra boa opção é o pillow top, que também cumpre esse papel de proteção contra sujeira e ainda fornece uma camada fofa por cima do colchão, ajudando a manter a espuma macia por mais tempo. 

Dê adeus ao seu colchão antigo!

Agora que você já sabe como escolher seu novo colchão, cheque se está na hora de se despedir do antigo. Se você já observou todos os sinais de que precisa trocar de colchão ou se a data de validade do seu modelo já passou, invista em um novo! 

E claro, descarte seu colchão antigo com responsabilidade. Os Ecopontos são os locais mais indicados para realizar este descarte. Você pode consultar os Ecopontos mais próximos de você por meio do site da Prefeitura da sua cidade. Também é possível fazer o descarte com cooperativas especializadas.

Essa renovação fará toda a diferença para a sua coluna e para o seu sistema respiratório, proporcionando um sono muito mais reparado

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email