Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMenu

07 de fevereiro, 2022

Sugestão de playlists de música para dormir

Sugestão de playlists de música para dormir

Em muitas listas com dicas para dormir melhor, você vai ler sobre como um ambiente silencioso é importante para a qualidade do sono, o que faz muita gente abominar a ideia de usar música para dormir ou meditação guiada.

Isso nem é de se estranhar, já que não é preciso tanto barulho assim para acordar uma pessoa. Um ruído qualquer de 60 decibéis (o que equivale ao meio do caminho entre o trânsito normal ou uma conversa entre duas pessoas) aumenta em 25% as chances de despertar.

Só que tem gente que não gosta de dormir no silêncio total e está tão acostumada aos barulhos que a sua ausência é incômoda, mesmo na hora de dormir. 

Colocar música para dormir é ruim?

Sabendo escolher a música, ela pode até ajudar a embalar o sono. Mas se você colocar um eletrônico ou um metal pesado, vai ser difícil…

Se você parar para pensar, desde que nascemos usamos música para dormir. Que bebê não foi embalado por alguma canção de ninar? Elas desaceleram o ritmo cardíaco e atenuam a atividade eletrodermal (uma medida de excitação) nos recém-nascidos, entre outros efeitos que ajudam na hora de dormir.

Existem inclusive evidências de que bebês que escutam músicas quando ainda estavam no útero se acalmam quando os mesmos sons são apresentados para eles depois de nascidos.

Musica para dormir para adultos

Não são apenas as crianças que são beneficiadas ao usar música para dormir.

A latência do sono, por exemplo, pode ser significativamente reduzida graças a ela. Em um estudo americano, mulheres com insônia que ouviram música por dez dias seguidos tiveram o tempo para cair no sono reduzido drasticamente, de 27 a 69 minutos para 6 a 13. 

O melhor de tudo: elas que escolheram a música, ou seja, qualquer estilo de música que te agrade e não seja barulhento demais, serve.

Grupos bem específicos, com dificuldades para dormir características, como mulheres grávidas e pessoas idosas também são comprovadamente beneficiados pelo uso da música para dormir. 

Playlists de música para dormir

Quer usar a música para dormir melhor? Fizemos uma seleção de playlists para todos os gostos, estilos e idades. 

Mas antes, uma dica: evite os fones de ouvido tradicionais na cama. Além de serem incômodos, especialmente para as pessoas que dormem de lado, eles facilitam o acúmulo de cera e podem aumentar o risco de uma otite.

Se não for possível deixar a música ambiente, com uma caixinha de som ou mesmo o celular, aposte nos modelos em faixa, feitos para usar na hora de dormir.

Agora, vamos às playlists?

Hora de Dormir

A playlist oficial do Spotify para pegar no sono tem quase 14 horas de conteúdo e mais de 290 músicas de diversos idiomas e estilos, mas todas têm algo em comum: são relaxantes para embalar a sua hora de dormir. 

Most Streamed Tracks for Sleep

Essa playlist organizada pelo Spotify Estados Unidos reúne as 20 músicas mais ouvidas pelas pessoas de todo o mundo para cair no sono. Tem Ed Sheeran, Sam Smith, Birdy, Coldplay…

Calming Music + Nature Sounds

Para os fãs de ruídos brancos! Essa playlist de 21 horas tem mais de 32 mil seguidores, fãs da mistura de música ambiente e sons relaxantes da natureza, com a chuva ou o mar. Ela é ideal para dormir, estudar, trabalhar ou até mesmo para a prática de yoga.

Jazz Para Dormir

O título fala por si só. São 55 faixas e 3 horas e meia de jazz calminho e relaxante. Inclui uma versão de Garota de Ipanema.

Baby Sleep

Essa playlist foi pensada para os mais pequenos da casa. Ela inclui apenas versões instrumentais e canções de ninar como Twinkle, Twinkle Little Star.

Disney Sleep

Quem disse que Disney é só para as crianças? Nessa playlist, organizada pelo próprio braço discográfico da gigante do entretenimento, você encontra “momentos musicais calmantes dos seus filmes Disney favoritos”. 

Deep Sleep

Sono e ciência é com o Persono mesmo! Nessa playlist, o Spotify reuniu músicas que pulsam de 60 a 80 beats por minuto, considerado pela plataforma o número mágico para acalmar as pessoas e induzir o sono profundo.

Deu até sono por aqui.

Boa noite, mas um boa noite musical.

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email