Qual é o significado de ter sonhos recorrentes

Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMenu

11 de abril, 2022

Qual é o significado de ter sonhos recorrentes

Qual é o significado de ter sonhos recorrentes

Você já experimentou a sensação de ter sonhado mais de uma vez o mesmo sonho? Duas, três, quatro vezes a mesma coisa. Se você respondeu que não, saiba que você faz parte da minoria. Algumas estimativas apontam que até 75% dos adultos têm sonhos recorrentes.

Freud já mencionava sonhos recorrentes, mas apenas dizendo que “sonhos que ocorrem periodicamente têm sido observados”. 

Apesar da frase vaga e já bem antiga, ela define bem o que são os sonhos recorrentes: sonhos que acontecem mais de uma vez. E sim, estes sonhos têm um significado importante, mas não é o significado que você está imaginando…

Significado dos sonhos recorrentes

A discussão se os sonhos têm ou não significado, ou seja, se eles têm ou não uma mensagem oculta, é bastante antiga. Tão antiga quanto polêmica. Dependendo do ponto de vista analisado, há vertentes da ciência que acreditam, há vertentes que não.

Mas neste caso, os sonhos recorrentes têm um significado importante, sendo eles bons ou ruins. Porque sim, os sonhos recorrentes podem ser ruins, como pesadelos

O que parece ser um quase consenso, é que as pessoas que têm sonhos recorrentes tendem a ter uma saúde mental mais frágil e que essa possa ser uma maneira de elas lidarem com traumas

Isso é especialmente real para pessoas que sofrem com alguma forma de PTSD (Estresse Pós-Traumático). Assim como elas têm mais propensão a sofrerem com pesadelos (71% das pessoas com PTSD os têm), também podem sofrer com sonhos recorrentes relativos ao trauma.

Pessoas com ansiedade generalizada e vivendo um período de estresse também podem ter mais repetição de narrativas de sonho. 

Veja, ter algum distúrbio de saúde mental, estresse ou mesmo PTSD não significa obrigatoriamente que uma pessoa tem sonhos recorrentes. Nem ter sonhos recorrentes pode ser considerado um sintoma de distúrbio mental. A correlação existe, mas não é obrigatória. 

Conteúdo dos sonhos recorrentes

O fato de não haver um consenso sobre a possibilidade de interpretação do significado dos sonhos não faz com que o seu conteúdo não deixe de ser curioso.

Adultos que têm sonhos recorrentes desde a infância, por exemplo, são capazes de contar que ao longo do tempo o conteúdo vai sofrendo modificações. A temática permanece a mesma, mas alguns detalhes vão mudando. Ou seja, é possível que uma pessoa passe muitos anos sonhando com a mesma coisa (não necessariamente todas as noites),  mas com adaptações do contexto para a sua realidade atual.

Também há casos de pessoas que passaram longos períodos sonhando a mesma coisa com frequência, mas de repente o sonho recorrente desapareceu. Anos depois, devido a algum fator estressor na vida da pessoa, o sonho retorna. 

A ciência também buscou entender se pessoas passando por situações de vida similares tinham sonhos repetidos similares ou vice-versa. Nenhuma correlação foi encontrada.

Temas mais comuns

Uma pesquisa nos Estados Unidos revelou os sonhos recorrentes mais comuns dos americanos. Os temas não deverão surpreender ninguém, afinal são bastante similares aos sonhos mais comuns das pessoas.

Dê só uma olhada no Top 10:

  1. Queda / Sensação de caindo
  2. Perseguição
  3. Estar de volta às aulas / à escola
  4. Estar despreparado para uma prova ou um grande evento
  5. Voar
  6. Mortalidade
  7. Queda dos dentes
  8. Estar perdido
  9. Caminhar sem direção ou muito devagar
  10. Estar atrasado ou perder o ônibus, trem ou avião.

Também estão na lista curiosidades como conhecer uma celebridade, ficar milionário ou não ser capaz de encontrar um banheiro estando muito apertado. 

Como parar de ter sonhos recorrentes

Em teoria, a recorrência de sonhos não é problemática e não traz nenhum prejuízo à vida das pessoas. Porém, há casos em que ela pode causar estresse e até mesmo dificuldades para dormir, sobretudo em casos de pessoas com sonhos ruins ou que lembrem algum trauma do passado. 

Se esse for o seu caso, ou apenas se você quiser por qualquer motivo parar com os sonhos que se repetem, manter uma boa rotina de higiene do sono pode ajudar, assim como exercícios de relaxamento antes de dormir.

Se isso não ajudar, é importante buscar aconselhamento profissional de um psicólogo ou psiquiatra (em casos de diagnósticos de distúrbios mentais). 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email