Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

27 de outubro, 2021

É verdade que dormir de cabelo molhado faz mal para a saúde?

É verdade que dormir de cabelo molhado faz mal para a saúde?

Ainda cheio de mistérios até mesmo para a ciência, não é de se estranhar que o sono também seja alvo de muitos mitos, mentiras e lendas urbanas. Alguns deles nós até já derrubamos em um especial: derrubando as fake news do sono. Desde que publicamos esse post, recebemos várias mensagens perguntando sobre outras tantas histórias que ouvimos sobre ele: uma delas é para entender o que há de verdade na ideia de que não podemos dormir de cabelo molhado.

Será esse o leite com manga do sono? Ou o não se olhar no espelho no meio da trovoada da hora de dormir?

O travesseiro Persono é usado para monitorar o sono e é recomendado pelos atletas do Time Brasil e pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro

Dormir de cabelo molhado causa gripes e resfriados? Mentira!

Desculpem mães do mundo todo, mas dizer que dormir de cabelo molhado pode deixar uma pessoa gripada é uma mentirinha que vocês inventaram para a gente secar as madeixas antes de cair na cama. 

Não existe nenhum uma relação entre dormir com os cabelos molhados e essas doenças, até porque ambas são resultado de uma infecção por vírus que ataca o sistema respiratório.

Enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza do tipo A, B ou C, o resfriado pode ser consequência de outros vírus, como o Parainfluenza e o Rinovírus

Ou seja: aquilo de que dormir com cabelo molhado esfria o corpo e por isso aumenta o risco de resfriado não é verdade. De fato ambientes mais frios aumentam a incidência de gripes e resfriados, mas isso tem a ver com o fato de permanecermos em ambientes fechados e alguns vírus se replicarem mais rapidamente com temperaturas baixas. 

Dormir de cabelo molhado ou esquecer o casaco em casa, em si, não deixam ninguém resfriado.  

Isso não quer dizer que dormir de cabelo molhado seja uma boa ideia

Dizer que você não vai ficar resfriado por dormir de cabelo molhado não quer dizer que dormir de cabelo molhado seja algo bom. Porque não é. 

A começar pela destruição da finalização, sobretudo no caso dos crespos e cacheados. Se o seu cabelo é minimamente ondulado, você sabe do que eu estou falando…

Mas os lisos também não escapam ilesos. O cabelo molhado, em fricção constante com o travesseiro, tem mais tendência a ficar embaraçado pela manhã. Ou seja, o tempo de secagem que você quis economizar à noite, acaba gastando até mais pela manhã para desembaraçar as mechas. 

Os efeitos na saúde capilar

Apesar do mito da gripe já ter sido derrubado, ir para a cama com os cabelos úmidos pode sim ser prejudicial à sua saúde, sobretudo à sua saúde capilar.

Proliferação de fungos 

Isso pode acontecer ainda mais se, além de ir dormir de cabelo molhado, você usar um travesseiro ou uma fronha de material sintético. Esses tecidos não naturais têm tendência a mais aparição de fungos e mofos que podem desencadear uma crise alérgica ou asmática.

A umidade do cabelo cria um ambiente ainda melhor para a proliferação desses fungos.

Veja, não existe nenhum estudo conclusivo que afirme que dormir de cabelo molhado causa asma ou alergia, mas pode sim ser um fator de risco para isso.

Por isso, opte sempre por tecidos respiráveis e naturais na sua roupa de cama. Além de, é claro, dormir de cabelos secos. 

Destruição da camada de proteção do cabelo

Quanto mais tempo passa úmido, mais sensível o cabelo fica, já que a cutícula tem a capacidade de absorver água e aumentar de tamanho, perdendo concentração de proteínas.

A umidade e a fricção podem deixar ainda os fios mais frágeis e quebradiços. 

Surgimento de caspa

A caspa acontece quando um fungo, Malassezia furfur, se prolifera além do normal. Essa proliferação excessiva cria a inflamação do couro cabeludo que é combatida pelo sistema imunológico com uma aceleração na reprodução celular. É isso que forma aquela “casca” branca. 

O cabelo, quanto mais tempo passa molhado, mais é um ambiente propício para o aumento deste fungo.

O que fazer quando dormir de cabelo molhado for inevitável

O ideal é que isso nunca aconteça, mas caso venha a acontecer, veja abaixo as dicas:

  • Seque o máximo possível. Mesmo que você não queira encarar o secador, use uma camiseta de algodão para retirar o máximo de umidade. O algodão causa menos frizz que a toalha. 
  • Prenda o cabelo em uma trança solta, evitando tensionar muito os fios, para diminuir os nós pela manhã. Se o seu cabelo permitir, não o prenda com elástico, apenas modele a trança.
  • Cremes de pentear e umectantes também ajudam a evitar os nós. 
  • Uma fronha de cetim pode ajudar a diminuir a fricção, pois o cabelo desliza com mais facilidade por ela.
  • Se você tiver cabelo cacheado, use os seus produtos normais de finalização e prenda o cabelo em um coque no alto da cabeça para preservar os cachos. Use elásticos do tipo scrunchie / frufru que quebram menos o cabelo.

Guarde bem essas dicas, mas lembre-se de que o ideal é você nunca dormir de cabelo molhado. Se lavar os fios à noite, a dupla secador e protetor térmico é sua melhor amiga.

Boa noite.

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email