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14 de março, 2022

Dia Mundial do Sono 2022: Sono de Qualidade, Mente Sã, Mundo Feliz

Dia Mundial do Sono 2022: Sono de Qualidade, Mente Sã, Mundo Feliz

Aqui no Persono todo dia é Dia do Sono, mas essa semana é um pouco mais. Isso porque está aí o Dia Mundial do Sono 2022, que esse ano tem como tema Sono de Qualidade, Mente Sã, Mundo Feliz. Ele ressalta a importância de dormir bem para a manutenção da saúde mental e, por sua vez, a importância da saúde mental para o equilíbrio da sociedade. 

O 18 de março, Dia Mundial do Sono 2022, é uma iniciativa da World Sleep Foundation, representada no Brasil pela ABS, Associação Brasileira do Sono.

Por que Dia Mundial do Sono?

O Dia Mundial do Sono é um evento anual em data móvel, sempre na última sexta-feira antes do equinócio, o de outono para o hemisfério sul e o de primavera para o hemisfério norte. 

A ideia da World Sleep Foundation é que a data sirva para celebrar a importância do sono e chamar a atenção para algum problema que tenha relação direta com o sono, desde a saúde até aspectos sociais ou educacionais. 

O Persono é o primeiro travesseiro com tecnologia de monitoramento de sono embutida nas camadas internas

Como dormir bem muitas vezes passa batido até mesmo por médicos e profissionais da área da saúde em geral, o Dia Mundial do Sono serve como lembrete de que essa deveria ser uma preocupação diária de todas as pessoas.

Sono de qualidade e mente sã: a importância de dormir bem para a saúde mental

É impossível falar de saúde mental sem falar de sono. Os dois estão intimamente ligados em uma relação bilateral e em efeito bola de neve. 

Isso quer dizer que tanto o sono influencia na manutenção da saúde mental quanto o estado da saúde mental é fator chave para a qualidade do sono. Quando um deles começa a falhar, o outro impreterivelmente também terá problemas.

“Talvez não seja o tempo que cura todas as feridas. Mas talvez o tempo do sono que proporciona essa forma de convalescença emocional, para que, quando voltarmos no dia seguinte, nós possamos lidar com essas memórias emocionais”, explica uma das maiores autoridades sobre o sono no mundo, o professor de neurociência e psicologia Matthew Walker. 

Parte disso é graças ao sono REM, conhecido por ser a fase do sono em que sonhamos mais intensa e vivamente. Durante a sua ocorrência, o cérebro trabalha para processar informações emocionais, especialmente as memórias positivas. Por outro lado, pouco sono REM favorece a consolidação das memórias negativas, o que por sua vez abre caminho para os sintomas de enfermidades mentais.

Como com o passar da noite o sono REM vai ficando mais longo e estável, é imperativo que você tenha uma quantidade de horas de sono adequada. A sua saúde mental agradece.

4 maneiras que o sono influencia a saúde mental

Se você ainda não se convenceu da importância do tema do Dia Mundial do Sono de 2022, separamos alguns (dos muitos) dados comprovados que mostram porque você deveria fazer isso.

1. Sono e saúde mental é uma relação que começa bem cedo

Um estudo de pesquisadores britânicos e finlandeses encontrou uma associação entre a  irregularidade das rotinas de sono em crianças a partir dos seis meses de idade com o surgimento de experiências psicóticas no início da pré-adolescência, mais precisamente aos 12 e 13 anos de idade. 

Esse mesmo grupo de estudiosos também foi capaz de relacionar a falta de sono em crianças de 3 anos e meio com sintomas de Transtorno Borderline (Transtorno de Personalidade Limítrofe) aos 10 e 11 anos de idade.

Assim que uma criança nasce a qualidade do sono já deveria ser prioridade. A natureza particular do sono infantil, muito mais longo que o adulto, faz com que isso acabe passando batido. Os efeitos vão ser sentidos lá pra frente. 

2. Fator de risco para apneia do sono

A apneia do sono é um distúrbio do sono cuja principal característica são as alterações respiratórias enquanto a pessoa dorme. Podem haver períodos de respiração pouco profunda e até micro paradas respiratórias.

Entre os fatores de risco para a apneia estão a obesidade, amígdalas, língua e úvula grandes, grande circunferência do pescoço e síndromes genéticas com deformidades craniofaciais evidentes. O sexo biológico masculino também é fator de risco, assim como a presença de distúrbios psiquiátricos.

Sim, a saúde mental afetada pode facilitar a aparição da apneia do sono, assim como o uso de algumas medicações psicotrópicas usadas no seu tratamento.

Reforçando a bilateralidade do sono-saúde mental, também sabemos que a apneia pode prejudicar a saúde emocional devido ao quanto ela diminui a qualidade do sono.

3. O estresse diminui o sono profundo

Um grupo de pesquisadores na Suíça testou um grupo de pessoas e encontrou evidências de que estresse é capaz de reduzir a quantidade de sono profundo, também conhecido como sono de ondas lentas.

O sono profundo é a etapa da noite na qual efetivamente descansamos. Esse descanso permite o melhor funcionamento de diversas funções do corpo, da musculatura ao sistema imunológico.

Também ocorrem nessa fase a reparação e a reconstrução de tecidos, ossos e músculos. Por isso ele é especialmente importante para atletas antes e depois de uma competição. 

O estresse deixa você sem tudo isso.

4. Hiperexcitação mental ansiosa dificulta o início do sono

A hiperexcitação mental é característica clássica de pacientes com ansiedade, que não conseguem “desacelerar” os pensamentos, bastante intrusivos, seja como um repasse do que aconteceu no dia ou com a agenda do dia seguinte. 

Essa mente acelerada é um dos fatores chave da dificuldade para dormir e ainda aumenta a frequência dos despertares noturnos.

Também falando de ansiedade, tanto ela causa problemas para dormir quanto dormir mal pode causá-la.

“Disrupções do sono estão presentes em quase todos os distúrbios psiquiátricos, assim como pessoas com insônia crônica têm mais chances de desenvolverem distúrbios de ansiedade“, explica a Associação Americana de Ansiedade e Depressão.

Cuidar da saúde mental é cuidar do sono. Cuidar do sono é cuidar da saúde mental. Boa noite e feliz Dia Mundial do Sono!

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