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29 de julho, 2022

Beber água de manhã, assim que acordamos e em jejum, faz diferença?

Beber água de manhã, assim que acordamos e em jejum, faz diferença?

Existe um senso comum de que beber água de manhã, em jejum, gera diversos benefícios para nosso corpo. Dizem por aí que o hábito ajudaria a perder peso, reduziria a ingestão de calorias e melhoraria a memória. 

Mas será que se hidratar de estômago vazio faz diferença em relação ao resto do dia?

Sabemos que a água é essencial para a vida. Todos os nossos órgãos dependem dela. O que não é de surpreender tanto, pois 70% do nosso corpo é composto de água. Os especialistas indicam que devemos consumir em torno de 3 litros por dia. A água é responsável por:

  • Transportar nutrientes;
  • Regular a temperatura do corpo;
  • Proteger órgãos e tecidos atuando como um amortecedor;
  • Lubrificar o corpo.

Na verdade, não existe nenhum benefício adicional ao beber água de manhã em jejum. Mesmo durante o sono nosso corpo continua perdendo líquidos. Uma das vantagens de tomar água é já começar o dia hidratado. Em entrevista ao Globo Esporte, a médica Karina Hatano, pós-graduada em Nutrologia e Mestre em Medicina do Exercício e do Esporte pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), afirma que beber água pela manhã é bom para quem pratica esportes nesse período do dia.

“Para as pessoas que treinam de manhã, a água em jejum antes de fazer exercício é altamente recomendada para já começar a melhorar o nível de hidratação, principalmente se a primeira urina da manhã tiver uma concentração mais amarelada. Dois por cento de desidratação já é suficiente para a pessoa ter perda de performance.”

Na continuação do post vamos falar sobre os benefícios que as pessoas acreditam que beber água de manhã proporciona e se são de fato verdade.

+ Leia mais: Chocolate antes de dormir: vilão ou aliado do sono?

Beber água de manhã e a perda de peso

Ao bebermos água fria, o corpo faz um processo de aquecimento durante a digestão. A crença de que se hidratar em jejum pela manhã ajuda a perder peso está ligada a esse processo, conhecido como efeito termogênico. 

Dois estudos feitos por pesquisadores alemães mostraram que o aquecimento da água fria durante a digestão realmente mostrou potencial de aumentar a taxa de metabolismo dos adultos entre 24 a 30%. Mesmo com esse resultado, o efeito termogênico não estaria ligado à água consumida somente pela manhã. 

Outro estudo realizado por pesquisadores indianos avaliou os resultados da ingestão diária de água em 50 meninas com excesso de peso. Elas beberam diariamente 1,5 litros a mais do que o necessário. Ao final do estudo, as garotas perderam peso, porém elas dividiam a quantidade de água em 500 ml pela manhã, tarde e noite. Mais uma vez não houve correlação apenas com a água que se bebe em jejum pela manhã.

Memória e consumo de água

Uma revisão de diversos estudos sobre a relação entre beber água e o desempenho cognitivo mostrou que a desidratação leve pode afetar tarefas que exigem atenção, habilidades psicomotoras e memória imediata. Estar desidratado pode prejudicar em até 2% o desempenho nessas atividades.

Algumas pessoas acreditam que para evitar esse problema, é preciso tomar um copo de água ao acordar, mas não existem evidências mostrando que a reidratação só traz benefícios para a cognição quando bebemos água só pela manhã. A desidratação não faz bem para o corpo e ela pode ser revertida com o consumo de líquidos. 

+ Leia mais: Por que sentimos sono após o almoço?

Calorias e beber água pela manhã

Beber água de manhã, antes da primeira refeição, pode ajudar a reduzir a ingestão de calorias. Só que esse efeito não vale somente para o começo do dia. Um estudo feito por pesquisadores norte-americanos mostrou que beber água antes do café da manhã reduz a ingestão de calorias em até 13%.

Só que outro estudo, também feito por pesquisadores norte-americanos, mostrou que é possível alcançar efeito semelhante bebendo água 30 minutos antes do almoço. Nas duas pesquisas, os efeitos foram observados em idosos com mais de 60 anos. O segundo estudo fez o mesmo experimento com jovens entre 21 e 35 anos, mas não houve alteração na ingestão de calorias.

Mantenha-se hidratado

Aqui no Persono reforçamos a importância do acompanhamento médico para qualquer problema de saúde ou objetivo em relação ao corpo. Para quem busca perder peso ou sente que tem problemas cognitivos, indicamos a consulta com profissionais como nutricionistas e neurologistas.

Por fim, vale lembrar que a água é um nutriente essencial para o bom funcionamento do corpo. Não esqueça de se hidratar!  

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