
O quarto está escuro, a temperatura agradável, você deitou na hora que sempre costuma ir para a cama e faz uma hora que não mexe no celular. Antes de tudo isso, fez a sua meditação, tomou um banho morno, comeu alimentos leves. Enfim, seguiu perfeitamente a higiene do sono. Só que na hora que fechou os olhos, lembrou das contas. Vai ter dinheiro para pagar o cartão este mês? E aí surge um motivo que te faz perder o sono.
Sim, as preocupações podem interferir na hora de dormir. As contas e o trabalho são capazes de atrapalhar o descanso de muita gente. Mas estes não são os únicos motivos pelos quais as pessoas podem perder o sono. Neste post vamos apresentar os 10 motivos que têm o poder de atrapalhar nosso descanso.
+ Leia Mais: Como o sono nos mantém vivos
Estresse, contas e trabalho: os principais motivos que fazem o brasileiro perder o sono
A pesquisa Acorda, Brasil! traçou o perfil do sono do brasileiro. Entre os diversos dados levantados e consolidados pelo Persono, a plataforma de human analytics da MindMiners e a consultoria Unimark/Longo, apareceram também os motivos que fazem o brasileiro perder o sono.
De acordo com a pesquisa, dormir é um problema para cerca de ⅓ da população. O principal responsável pela perda do sono do brasileiro é o estresse, em sequência aparecem as preocupações com finanças e com o trabalho. Isso quando o motivo do estresse não é o próprio dinheiro ou as questões relacionadas ao emprego.
Telas: elas também fazem o brasileiro perder o sono
Outros dois motivos que os brasileiros apontaram como culpados por atrapalharem seu sono foram as telas. As redes sociais/smartphone apareceram em quarto lugar entre os motivos que nos impedem de dormir. A lista também conta com excesso de TV.
Uma das maneiras de explicar o motivo pelo qual o celular e a TV atrapalham o sono é a emissão de luz. A melatonina, hormônio do sono, tem como gatilho a escuridão. Se usamos o celular ou ficamos na frente da televisão, prejudicamos a produção de melatonina, o que nos leva a ter dificuldades para dormir.
+ Leia Mais: Estou dormindo bem? Brasileiros se preocupam mais com o sono
Hábitos que podem nos fazer perder o sono
Nem só de preocupações e telas de celular e TV vivem as pessoas. Tem gente com vida social intensa e tem gente sedentária, tem quem deixa para treinar perto da hora de dormir e tem quem come pesado antes de ir para cama. Se você tem um destes hábitos, segue uma má notícia: eles podem estar te fazendo perder o sono.
Sair muito a noite e ficar dias sem dormir ou dormir pouco pode afetar o sistema imunológico. Mas este não é o único problema que a falta de sono causa. Hipertensão, câncer, AVC, infarto e redução da expectativa de vida são apenas alguns dos vários problemas que uma pessoa pode ter que enfrentar por ter o hábito de dormir mal. Então é importante ter um equilíbrio na vida social.
Já a prática de atividades físicas intensas até três horas antes de dormir pode atrapalhar o sono. Por outro lado, o sedentarismo pode levar uma pessoa a sentir sono durante o dia, prejudicando assim suas atividades diárias. E caso a pessoa durma, é possível que a noite fique sem sono. Então nada de ficar parado, mas se for para se movimentar perto da hora de dormir, é necessário escolher os exercícios certos. Yoga e caminhada são duas dicas.
A alimentação pesada pode fazer você perder o sono porque alguns alimentos tiram nossa vontade de dormir. É o caso de frituras, alimentos gordurosos, carne vermelha e alimentos açucarados.
Filhos em idade escolar
Por fim, mas não menos importante, os filhos em idade escolar surgiram como um motivo que faz o brasileiro perder o sono. É preciso lembrar que dormir bem é importante também para as crianças e adolescentes. Ter uma rotina de sono em casa, com horários para dormir e acordar, pode facilitar para que todos da família durmam bem.
Motivos que fazem você perder o sono será a nova série de posts do blog do Persono. Por aqui vamos mostrar como lidar com cada motivo para que você consiga dormir durante à noite.
Pesquisa Acorda, Brasil!
A pesquisa Acorda, Brasil! entrevistou pessoas das cinco regiões geográficas do país entre os dias 5 e 10 de novembro de 2020. Ao todo, participaram 2000 pessoas. Elas tinham a partir de 18 anos e representavam as classes sociais A, B1, B2, C1 e C2. O objetivo era retratar a diversidade do brasileiro com a maior amplitude possível.
Quer conhecer outras informações sobre como dormimos? Baixe aqui a Pesquisa Acorda, Brasil!. Você vai saber tudo sobre o sono dos brasileiros.
Boa noite!